Orquestra Vibrart comemora aniversário com concerto especial em Niterói/RJ

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Palco será o Teatro Popular Oscar Niemeyer, com a presença de dançarinos da Cia Carlinhos de Jesus e arranjos exclusivos de grandes sucessos eruditos, MPB e pop internacional

A Orquestra Vibrart está completando seu primeiro aniversário e, para comemorar a data, promove mais um grande espetáculo em Niterói. No próximo dia 5 de setembro, o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer será tomado, a partir das 20h, por sucessos nacionais e internacionais, executados pelos músicos da Vibrart, sob a batuta do experiente Maestro Paulo Guarany. Desta vez, o show contará com participações especiais, como dançarinos da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus (www.carlinhosdejesus.com.br), com o contagiante Coral da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro e o sempre eletrizante grupo do Instituto Brasil Escócia de Gaitas de Fole. Os ingressos já estão à venda pelo site www.vibrart.com.br.

O repertório eclético que marcou a première da Vibrart no Teatro Municipal de Niterói, em março, chega com novas canções neste segundo grande espetáculo da Orquestra. Com arranjos especialmente desenhados para esta apresentação, estão sucessos aprovados pelo público, como Corazón Espinado, de Fher Olvera que se tornou mundialmente conhecida na interpretação do guitarrista mexicano Carlos Santana; You’ll Never Find Another Love Like Mine, do cantor americano de jazz, blues e soul music Lou Rawls; e Canta Brasil, de Alcir Pires Vermelho e David Nasser, que ficou famosa na voz de consagrados cantores brasileiros, como Gal Costa.

“Mantendo a marca da Vibrart, de levar grandes sucessos com nova roupagem ao público, vamos oferecer neste espetáculo uma noite de muita alegria, com atrações especiais, integradas ao concerto”, conta o empresário Fernando Jardim, que, ao lado da gestora em cultura Renata Palmier, criou o Instituto Vibrart. “Estarão no palco dançarinos profissionais da equipe do renomado coreógrafo Carlinhos de Jesus, os cantores do coral da Faculdade Paraíso (FAP) e músicos do Instituto Brasil Escócia de Gaitas de Fole em participação especial, compondo o show. Estamos ansiosos por esta noite”, afirma.

A Orquestra será regida pelo maestro Paulo Guarany, que traz na bagagem um CD gravado e a experiência de quem viajou por 35 países sempre regendo. Para surpreender o público, a apresentação trará músicas populares e eruditas conhecidas com arranjos novos e inusitados, além da participação dos dançarinos da Cia de Dança Carlinhos de Jesus. Com mais de 30 anos dedicados à arte da dança de salão, ele foi pioneiro na campanha pela valorização e profissionalização do gênero no país. Virou um símbolo do Rio de Janeiro e leva a paixão da dança carioca para o mundo. “Carlinhos faz parte da cultura brasileira há muitos anos e tê-lo ao nosso lado neste espetáculo é uma honra para a Vibrart”, comemora.

Sobre a Vibrart

Criada pelo empresário Fernando Jardim e pela gestora em cultura Renata Palmier, a Orquestra é o primeiro projeto do Instituto Vibrart, fundado por ambos para ampliar o acesso à música e cultura em Niterói. “Sentimos que existia uma lacuna numa área específica da cidade que poderia ser suprida com uma orquestra eclética, apartidária, laica, completamente independente e unida simplesmente pela música”, diz Jardim, diretor-presidente do Instituto. Para o empresário, a orquestra é parte de um projeto maior, de tornar-se um bem duradouro para Niterói e de ser a primeira orquestra profissional, independente e genuinamente niteroiense.

Fernando morou muitos anos nos Estados Unidos, onde promoveu grandes eventos envolvendo artistas premiados e indicados ao Grammy. Voltou ao Brasil para ampliar os negócios:

“Planejamos fazer do Instituto Vibrart um polo de formação de especialistas na montagem de grandes espetáculos, como profissionais de produção, som, iluminação e mixagens, entre outros. Mas nossa pedra fundamental é a Orquestra”, conta.

Com 53 anos, a paixão musical do maestro Paulo Guarany começou na infância, estimulado pela mãe, que transmitiu o amor pela música aos três filhos. Guarany começou com o cavaquinho, passou para o saxofone e a partir daí dedicou-se inteiramente à música, tendo concluído a graduação pela UFRJ e o curso de regência também na Federal.

 A orquestra é financiada por doações do grupo Amigos da Orquestra Vibrart, que colaboram mensalmente para sua manutenção. Em contrapartida, membros do grupo têm acesso privilegiado à agenda de concertos, aos melhores assentos, participação em ensaios abertos e benefícios em promoções exclusivas.

“A ideia é que os Amigos da Orquestra sejam os colaboradores principais da Orquestra, contribuindo com qualquer valor mensal para mantê-la funcionando”, diz Jardim.

Além da opção de aquisição de convites pelo site, os interessados também podem se cadastrar no grupo na hora do concerto, na bilheteria do teatro. A equipe de Ajudantes da Orquestra Vibrart estará disponível no dia da apresentação, cadastrando os interessados em entrar para o grupo de Amigos da Orquestra. “Esperamos mobilizar músicos, autoridades e personalidades para movimentar a cena cultural de Niterói e permitir que levemos a música gratuitamente para toda a população. Niterói merece uma orquestra para chamar de sua”, afirma Fernando Jardim.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe.

Deixe uma resposta