Schubert e Bártok são os músicos homenageados pela banda comandada por Claudio Cohen
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realiza mais um concerto gratuito no Cine Brasília. Hoje (13/8), os instrumentistas homenageiam as obras do húngaro Béla Bártok e do austríaco Franz Peter Schubert sob a regência do maestro Claudio Cohen. A apresentação está marcada para às 20h.
Os dois compositores passaram por tragédias durante a trajetória musical e o reconhecimento artístico chegaria anos depois da morte. Cohen conduz a Sinfonia nº 8 Inacabada, de Schubert, que contém apenas os dois primeiros movimentos em 25 minutos de duração.
“O primeiro inicia-se com lenta introdução nos violoncelos e contrabaixos. O tema inicial é primeiramente executado pelo oboé e clarinete, enquanto o segundo grupo temático abre com bela melodia nos violoncelos, respondida pelos violinos”, explica o maestro, em termos técnicos.
O Concerto para Orquestra, de Bártok, surge após o intervalo. Com 40 minutos de duração, traz três períodos bem definidos dentro da composição, refletindo os períodos extrovertidos, severos e fúnebres da vida do músico.
Serviço: Sinfônica do Teatro Nacional traz Schubert e Bártok Cine Brasília (107 Sul). Terça-feira (13/8), às 20h. Apresentação da Sinfonia nº 8 Inacabada, de Schubert e do Concerto para Orquestra, de Bártok. Entrada franca sujeita à lotação (acesso a partir de 19h30). Fonte: Correio Brasiliense