A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresenta mais um concerto da Temporada 2019 neste domingo (18), a partir das 20 horas, no Teatro Universitário. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.
Sob direção artística e regência do maestro Fabricio Carvalho, a apresentação contará com duas participações especiais, a Camerata de Concerto do Instituto Fernando Pereira e o Coral Municipal de Cuiabá.
A Camerata apresentará um momento dedicado ao repertório de cordas e de seus convidados. Já o Coral Municipal de Cuiabá, sob a regência do maestro Carlos Taubaté, apresentará as obras “Bachianas Brasileiras n. 5”, de Heitor Villa-Lobos, com solo da soprano Iasmim Medeiros, e “Ave Maria”, de Jean-Baptist Faurè.
Ainda fazem parte do espetáculo as obras de Murillo Santos, Carlos Gomes, Saint Saens e Antônio Vivaldi e trará o virtuosismo da violinista Lindi Mariani, além da participação de Fernando Pereira.
Camerata e Coral
O Instituto Fernando Pereira e seu diretor fazem um trabalho primoroso na formação de jovens músicos que cultivam a arte erudita como formação e contribuem para a evolução artística da cidade e do Estado.
Fernando Pereira, que é Mestre em Música pela Academia Nacional de Sophia, na Bulgária, além de ser um artista, violinista, e gestor de programas educacionais em música por todo o Estado empresta todo esse talento para Mato Grosso.
“A Camerata de Concerto é a culminância das ações do Instituto, cuja missão é oportunizar às crianças, jovens e adultos formação de excelência com, e pela música, nas vertentes instrumentais de violino, viola de arco, violoncelo e violão, torna-se uma alternativa cultural para a democratização do acesso à música erudita no Estado”, destaca Carvalho.
Já sobre o Coral Municipal de Cuiabá, o maestro aponta que é um dos mais tradicionais da capital mato-grossense, com muitos anos de experiência. “Além disso, o maestro Carlos Taubaté é uma referência na regência coral, já formou diversos grupos. É uma honra muito grande dividir o programa com ele”, disse.
O espetáculo integra a agenda Cuiabá Tricentenária Itinerante, promovida pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).
Serviço: Concerto Dia: 18 de agosto Hora: às 20h Local: Teatro da UFMT (Boa Esperanca, Cuiabá /MT) Entrada franca