Grupo abre a temporada de 2019 com concerto regido por Evgueni Ratchev, em programa que inclui Vivaldi e Alberto Nepomuceno
O Teatro Sesi/AML, em Londrina/PR, será palco do concerto comemorativo dos dois anos de existência da Orquestra Acadêmica Bravi. A Orquestra é um trabalho paralelo à Academia de Prática e Formação Orquestral Bravi, criada em 2017 com o objetivo de possibilitar a vivência musical e a troca de experiências em instrumentos de cordas friccionadas entre alunos de diversos níveis e idades.
A Orquestra Acadêmica Bravi funciona como uma orquestra fixa, um grupo de ponta que abriga músicos, estudantes e profissionais de música para a pesquisa, lapidação e interpretação do repertório tradicional de formações camerísticas de orquestra de cordas. O grupo dispõe atualmente de 19 integrantes que trabalham voluntariamente e se reúnem para ensaios todas as terças-feiras no Centro Cultural Sesi/AML, instituição apoiadora da iniciativa. Além de músicos londrinenses, quatro maringaenses participam da Orquestra, promovendo o intercâmbio artístico entre as duas cidades.
As atividades da Orquestra são realizadas sob a tutoria artística e pedagógica do maestro e violinista Evgueni Ratchev e a coordenação musical dos professores Jhonatan Santos e Fernanda Monteiro, ambos com ampla experiência no Brasil e no exterior como músicos de orquestra e qualificados no ensino de instrumento e prática de conjunto.
O repertório do concerto comemorativo mostra a evolução artística e técnica do grupo ao trazer obras dos compositores Ingleses Gustav Holst (1874-1934) e Peter Warlock (1894-1930), do italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) e do brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920).
Desde sua formação, o grupo já realizou 12 concertos – todos com entrada beneficente – e participou de diversos projetos independentes. Entre eles, a gravação da trilha sonora do longa brasileiro “Calvário” (composta pelo londrinense Daniel Simitan), a execução de obras escritas por alunos do curso de música da UEL, e a realização de ensaios abertos, apresentações em asilos, hospitais e concertos didáticos, que têm o objetivo de divulgar a música de concerto.
Serviço: Concerto Beneficente Orquestra Acadêmica Bravi Local: Teatro Sesi/ AML – Rua Maestro Egídio do Amaral, 130 - Londrina/PR Data: Hoje, (26), às 19h30min Entrada: 1kg de alimento não perecível. Estes serão doados ao Asilo "Lar Maria Teresa Vieira". Retirar ingressos uma hora antes da apresentação)
Fonte: Folha de Londrina