Com repertório com obras de grandes músicos como Vivaldi e Haydn, o concerto tem como objetivo levar música à população e se tornar o município referência em ensino musical
A Camerata Municipal de Três Lagoas/MS realiza nesta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 20h, no prédio da Diretoria de Cultura, em frente à Praça Ramez Tebet, um concerto com músicas eruditas para toda a população três-lagoense.
O evento é gratuito e tem como principal objetivo levar a música clássica para todos do município e região. O concerto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, e a Camerata faz parte do programa da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Sob a regência do maestro e violinista Francis David, o concerto será para violino solo acompanhado pela Orquestra de Câmara. Obras clássicas como Concerto em Ré Maior e Primavera Vivaldi 1º, 2º e 3º movimento, e obras de Haydn estarão presentes no repertório erudito.
O concerto terá como destaque o trabalho do solista Renê de Freitas e do próprio maestro Francis David, no violino.
A Camerata de Três Lagoas
Com menos de seis meses de formação, um convite tornou o grupo a atração principal do 3º Festival de Música da cidade de Paraguaçu Paulista (SP) (https://www.radiocacula.com.br/noticias/cidades/camerata-municipal-representa-tres-lagoas-em-festival-de-musica-erudita-no-interior-paulista), realizado no período de 3 a 7 de julho, onde puderam demonstrar todo o talento artístico provindos da nossa cidade.
“Essa oportunidade ajudou a vincular o nome de Três Lagoas e o nosso trabalho frente à Diretoria de Cultura entre músicos eruditos do País inteiro”, destacou o maestro Francis sobre a participação da Camerata no Festival.
O projeto da Camerata iniciou no primeiro semestre de 2019 em Três Lagoas. O grupo é composto por alguns professores da Diretoria de Cultura e alguns alunos do curso do nível intermediário e avançado e, tem como principal objetivo o ensino de excelência musical.
Maestro Francis David J. Vidal
Violinista e maestro, Francis iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idades, sempre recebendo orientação de excelentes professores. Participou de Master Class e cursos de especialização com grandes nomes do violino erudito e da regência orquestral.
Se especializou em “violin performance” sobre a orientação do virtuoso argentino Eduardo Ludueña em Buenos Aires, com que também estudou “Violin Pedagogy”, possuindo assim certificação internacional para atuação em todo o continente americano pela S.A.A (Suzuki Association of The Americans).
Atuou como Supervisor Técnico Pedagógico dos Cursos de Cordas Friccionadas do Projeto Guri AAPG (Governo do estado de São Paulo) de abril de 2011 a maio de 2018.
Foi solista com a orquestra de Câmara do Instituto de Artes da UNESP de São Paulo (I.A), ministrou Máster Classes de violino para as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo além de Máster Classes de em diversos locais.
Atualmente é maestro da Diretoria de Cultura de Três Lagoas – MS, Diretor Pedagógico da Academia Sinfônica da OSM (Orquestra Sinfônica de Marília), onde também atua como chefe de naipe dos violinos na orquestra (OSM).
Fonte: Rádio Caçúla