No dia 24 de novembro, domingo, às 11h, a Orquestra Filarmônica de Goiás volta a se apresentar no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria Estadual de Cultura, em Goiás/GO. No repertório estão apenas obras de compositores brasileiros. Serão apresentadas Concerto Grosso, One Minute Play, Canto de Amor e Paz, Música para Orquestra de Cordas, Três Abstrações, Três Fragmentos do compositor Claudio Santoro e Concertino para Violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe.
A regência da apresentação é de Neil Thomson, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Goiás desde 2014. Já conduziu importantes orquestras na Europa, Ásia e Brasil como a Sinfônica Brasileira e Sinfônica do Estado de São Paulo. As gravações de Thomson incluem um álbum de concertos contemporâneos de violino com Ittai Shapira e Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, a Quinta Sinfonia de Gloria Coates, a Sinfonia n.2 de Stenhammar e ainda, dois discos de música orquestral de Cesar Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás. De 1992 a 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, Londres. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição.
Um dos principais compromissos da Orquestra Filarmônica de Goiás é a preservação e a divulgação da música orquestral brasileira. Nos últimos anos, a instituição lançou dois álbuns com obras do compositor César Guerra-Peixe que foram amplamente divulgados em todo o território nacional. Atualmente, a orquestra está envolvida em um projeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro.
Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Neil Thomson (regência)
Programa:
Santoro – Concerto Grosso
Santoro – One Minute Play
Santoro – Canto de Amor e Paz
Santoro – Música para Orquestra de Cordas
Santoro – Três Abstrações
Santoro – Três Fragmentos
Guerra Peixe – Concertino para Violino e Orquestra de Câmara
Serviço: Data: 24/11 – domingo Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 - Chácaras Alto da Glória, Goiânia/GO) Horário: 11h Entrada franca Fonte: Jornal Hora Extra