O Coral Municipal de Extrema/MG participou do Festival Internacional de Regência (FIRSC) que aconteceu entre os dias 02 e 06 de outubro, em Bariloche, na Argentina. O Festival é realizado desde 2011 em diversos países, e neste ano teve como professores, o maestro Sergio Chnee e o maestro finlandês Ville Mankkinen.
A estreia mundial da obra “Um Caminho” – um ciclo ecumênico composto pelo maestro Sergio Chnee – foi uma das principais repercussões do festival. Segundo Chnee, a composição representa “O nascimento de uma obra cuja inspiração é maior que todos nós.” A obra é constituída de oito pequenos movimentos e dura aproximadamente uma hora. Sua pré-estreia ocorreu em São Paulo, no último dia 29 de setembro, no auditório do Lar São Nicolau e a estreia aconteceu no dia 6 de outubro, em Bariloche, na Argentina.
Coral Municipal de Extrema
Formado em 2015, o Coral Municipal de Extrema tem como maestro Cássio Siqueira, também regente da Orquestra Sinfônica de Extrema. De acordo com o maestro, a participação internacional foi muito produtiva. “Para o Coral Municipal, bem como para o projeto de música de Extrema/MG, ter participado de um festival fora do país, com certeza, foi uma oportunidade ímpar para todos, abrindo portas para que os nossos jovens músicos possam sonhar com um futuro na música, dentro e fora do Brasil. Tivemos um concerto de alto nível o que enriqueceu nosso coral enquanto qualidade musical, mas que também impactou profundamente a vida de todos os participantes”, concluiu o maestro Cássio.