No concerto didático promovido pelo projeto Uma Orquestra nas Escolas, o violinista Marcos Vinícius Santana, 14, se apresentou com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Ele conta que desde pequeno começou a aprender a tocar violino. “Eu comecei escutando meu pai desde criança, tinha cinco anos e fui gostando”, comenta.
Na plateia do Teatro Ouro Verde, em Londrina/PR, crianças da mesma idade que a dele quando começou aguardavam o concerto. “Acho interessante apresentar para crianças, porque mostra que elas também podem aprender a tocar, se elas gostarem”, afirma. Santana tem intimidade muito grande com o instrumento, ele estuda música de duas a três horas diariamente.
Talento que vem do pai, Marcos Louza, 39, que também é seu professor. Pela primeira vez, os dois se apresentaram no mesmo palco. “Eu toco há 30 anos e é a primeira vez que a gente compartilha o mesmo palco. É um misto de adrenalina e orgulho”, revela o pai.
Louza recorda que viu o talento no filho quando ele ainda era criança e que passou a incentivar a habilidade para que ele pudesse se desenvolver. “Eu via que ele tinha musicalidade, então passei a comprar instrumentos de brinquedo. Hoje a música é uma paixão na família, eu sou o maior fã dele, estamos sempre tocando juntos em casa”, fala orgulhoso. Os dois participaram da apresentação que envolveu obras clássicas de artistas consagrados, como Vivaldi, Mozart, Strauss, Guerra-Peixe, Rogério Krieger, Zequinha de Abreu e Andersen Vianna.
Fonte: Folha de Londrina