USP Filarmônica realiza concerto com compositores negros no repertório

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A USP Filarmônica realizará no dia 20 de novembro um concerto em comemoração ao Dia da Consciência Negra.  A apresentação terá início às 17 horas e acontecerá no Anfiteatro Camargo Guarnieri, campus da USP no Butantã, em São Paulo, a convite da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.

No repertório, compositores e poetas negros do período colonial brasileiro. Não é necessário se inscrever para assistir e a entrada é gratuita.

Este será o 161º Concerto da USP Filarmônica, abrangendo obras compostas por ex-escravizados ou descendentes de escravizados, como são os casos de Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia, José Maria Xavier, Anacleto Augusto de Medeiros e Pixinguinha, incluindo compositores anônimos de modinhas e lunduns, gêneros primordiais da música popular brasileira. Confira a programação completa neste link.

Apresentam-se com a USP Filarmônica os cantores Marly Montoni (soprano), Felipe Rissatti (contratenor), Clóvis Português (tenor) e Luis Felipe Sousa (baixo). A regência é do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

“A definição do repertório é o resultado de minhas pesquisas desde 1979 como estudante do saudoso professor Olivier Toni, pois eu sempre fui dele um assistente próximo de pesquisa”, conta Ricciardi ao Jornal da USP. Antes de se tornar professor da USP, ele foi aluno de George Olivier Toni, Gilberto Mendes e Stephen Hartke. Doutor com tese sobre Manuel Dias de Oliveira, Ricciardi explica que suas pesquisas trabalham, sem exceção, com todos os compositores do período colonial e do século 19. “Primeiro em pesquisas pela Osesp, da qual fui o musicólogo chefe, culminando com a fundação do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Performance (NAP-Cipem) pela USP em Ribeirão Preto, onde dei continuidade aos projetos da produção dos compositores e poetas brasileiros desde os primórdios do período colonial”, lembra o professor que também é fundador do curso de Música pela USP em Ribeirão Preto – SP.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta