Sinfônica da Unicamp comemora 40 anos com concerto gratuito

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um concerto para relembrar e homenagear personagens que marcaram a música sinfônica de Campinas promete encher o Teatro Castro Mendes de emoção nesta quinta-feira (18), às 20h, quando a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza seu concerto oficial e gratuito em comemoração aos 40 anos de fundação.

O compositor Raul do Valle criou uma peça especialmente para esta apresentação, chamada “Celebração” e o filho de Benito Juarez, o percussionista e maestro André Juarez, regerá parte do concerto, com as peças mais tocadas pelo grupo na época em que seu pai era o maestro. O arranjador Cyro Pereira (in memoriam) também será celebrado pelo importante papel que teve junto à Orquestra.

O dia escolhido para o concerto marca a data de criação da orquestra, em 1982, pelo então maestro Benito Juarez. No programa do concerto comemorativo, um passeio por obras popularmente tocadas durante o período em que Benito esteve à frente da Orquestra e uma peça criada pelo filho André Juarez em sua homenagem. O repertório conta, ainda, com a apresentação da obra “Céu”, de Acácio Piedade, que foi uma das primeiras composições tocadas pela primeira formação da OSU e a estreia de “Celebração”, do compositor Raul do Valle.

A apresentação de pouco mais de uma hora pretende resgatar memórias da própria história da corporação e contará com a participação de outros 20 músicos – ex-integrantes e amigos – que se voluntariaram para participar do concerto. “O mais interessante dessa comemoração é a construção e o resgate das memórias feitas pelos próprios músicos, que foram buscar programas, recortes de jornais, entrevistas e lembraram das pessoas importantes que marcaram sua história”, conta Cinthia Alireti, que atua há dez anos como maestrina da OSU. Para ela, o concerto marca uma reconstrução da história em muitas mãos.

A OSU é um corpo artístico profissional, mantido pela Universidade Estadual de Campinas, atuando como laboratório de pesquisa em criação e performance musical. Mas também realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, música de câmara e programas de educação e formação de público. Tem três CDs gravados: o primeiro em 2010 (“Novos Universos Sonoros”), depois em 2013 (“Panorama da Música Brasileira”) e em 2018 (“Teuto-brasileiro”).

O alegre compositor

Raul Thomaz Oliveira do Valle, de 86 anos, foi professor da Unicamp durante 40 anos. Ele se diz músico de nascença. “A música sempre esteve presente na minha vida e a composição é a parte mais prazerosa”, afirma. Muito alegre, conta que sua composição inédita abrirá o concerto de maneira especial, preparando o público para as demais peças que serão tocadas. “A música estava em meu cérebro e quando a organizei com meu ouvido interno, me dediquei a escrever, pensando nos músicos. É uma homenagem a eles que tanto bem fizeram pela música”, ressalta. Durante 30 anos de sua carreira acadêmica esteve ao lado de Benito Juarez, que se tornou parceiro de trabalho e amigo. Ele lembra que “a OSU começou nas salas de aula, inicialmente como um grupo de cordas, até chegar a essa composição atual que faz concertos e óperas de maneira muito competente”.

Natural de Leme, SP, Raul estudou com Camargo Guarnieri, diplomou-se em Composição e Regência, em Santos, em 1973, e é doutor em Música pela Unicamp, onde se aposentou como professor e pesquisador. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica. Sua produção inclui várias obras sinfônicas, de câmera e eletroacústicas, além de músicas para filmes, curtas e longas metragens, vídeos, teatro, dança e espetáculos multimídia. Em 1994, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, onde tem 295 composições arquivadas, mas em breve pretende chegar a 300. Ansioso pelo concerto de amanhã, revela que pretende ir “apenas como ouvinte”.

PROGRAME-SE
OSU 40 anos - Concerto oficial de comemoração
Quando: quinta-feira, 18/08, às 20h
Onde: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Fonte: Portal Correio
Compartilhe.

Deixe uma resposta