Secretaria da Cultura do Estado de SP lança edital de chamamento e premiação dos Pontos de Cultura

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Foram abertas as inscrições para o edital de Pontos de Cultura, que premiará 544 iniciativas culturais.

Deste total, 144 iniciativas receberão como incentivo financeiro, a premiação no valor de R$ 60 mil reais, sendo 100 entidades culturais com CNPJ e 44 coletivos culturais. 


As demais 400 entidades com CNPJ receberão a premiação em forma de Kit Cultural de Audiovisual ou Musical n valor de R$ 12.000,00.


A iniciativa é fruto de um convênio de 15 milhões de reais, celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado, que garantiu a repactuação do convênio previamente existente.


Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes. O reconhecimento anterior como Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva, não é obrigatória.


As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e
difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.


O programa já realizou sete fóruns regionais e a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura será realizada no mês de dezembro de 2018. O programa conta ainda com 52 agentes mobilizadores Cultura Viva, que cobrem todas as regiões administrativas do Estado, capacitados para o atendimento de entidades e coletivos durante todo o processo
de inscrição do do edital.


ATENÇÃO: As inscrições se encerram impreterivelmente as 23h59 do dia 1 de dezembro de 2018.


Maiores informações através do endereço: 
www.proac.sp.gov.br.

Compartilhe.

Deixe uma resposta