Primeira orquestra feminina do Brasil faz apresentações em Santa Catarina

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Projeto Bravíssimo Concertos Barrocos traz a Santa Catarina a orquestra curitibana Ladies Ensemble com obras do compositor Antonio Vivaldi. As apresentações serão no dia 9 de junho no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, e 10 de junho no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. O projeto leva ao público a história da música Barroca e as apresentações são parte do Mia Cara 2022, o festival da cultura italiana cuja 10ª edição ocorre entre os dias 02 e 11 de setembro em Curitiba e outras quatro cidades do Paraná e Santa Catarina.

Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical da orquestra. Para esse espetáculo, serão dez solistas do grupo: Emelie Alves, Thalita Ferronato, Okasana Meister, Anadgesda Guerra, Juliane Weingartner, Karina Romanó, Morgana Schvetler, Rebeca Vieira e as irmãs Juslei e Gisele Borges. A regência será do maestro venezuelano Roberto Ramos.

O Projeto Bravíssimo Concertos Barrocos conta a história da música clássica através de intervenções didáticas, que contextualizam os compositores e suas obras por meio de explanações durante o espetáculo. Todas as apresentações são realizadas às 20h, e são gratuitas. No entanto, os ingressos devem ser retirados no site: www.sympla.com.br.

O programa

Considerado um dos nomes mais notáveis da música clássica mundial, Vivaldi se destacou principalmente por seus 477 concertos, que influenciaram diversos músicos de períodos posteriores.

Neste espetáculo serão apresentados Concerto para 4 Violinos em B Menor, RV 580 com as solistas Leila Tascheck, Thalita Ferronato, Oksana Meister e Anadgesda Guerra; Concerto em Lá Menor para Dois Violinos RV 522 com as solistas irmãs Juslei Borges Lajarin e Giselle Borges; As Quatro Estações com a Spalla da Orquestra Juliane Weingartner, na Primavera, Karina Romanó, no Verão, e Morgana Schvetler, no Outono; e a Abertura da Sinfonia L´Olimpiade Em Dó Maior, RV 725.

Fonte: De Olho na Ilha

Compartilhe.

Deixe uma resposta