Osba e BaianaSystem fazem encontro histórico na Concha Acústica do TCA, em Salvador/BA

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Banda e orquestra promovem o Concerto da Independência, nesta terça (2)

A Orquestra Sinfônica da Bahia junto com a BaianaSystem em um encontro memorável para celebrar um importante marco na história do Brasil: a independência do país na Bahia. Essa é a tônica do Concerto da Independência, que acontece nesta terça, dia 2 de Julho, na Concha Acústica do TCA. Uma série de confluências que tornam o evento imperdível. “É realmente uma joia fazer isso nesse momento. Se tornou um grande presente”, agradece o maestro Carlos Prazeres, um dos primeiros a pensar na junção entre a orquestra e a banda.

O desejo surgiu em 2012, quando viu um show da BaianaSystem pela primeira vez. “Percebi que a música deles tinha um viés que poderia ser colocado no plano sinfônico. Outras bandas populares que gosto muito não dão essa possibilidade, mas a Baiana tem um quê de rock progressivo, muitas insrerções de planos sonoros instrumentais, harmonias diferenciadas, o que facilita uma junção com o plano sinfônico”, comenta Prazeres, que adiou o sonho (e o convite à banda) para primeiro fortalecer a própria Osba, hoje um das orquestras mais interessantes do país.

Enquanto isso, o vislumbre do maestro era posto em prática pela BaianaSystem com outros parceiros, como o instrumentista Jean Marques, da própria Osba, e os também maestros Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz, e Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica. Com o último, chegaram a compor a Sinfonia do Fogo, presente no álbum O Futuro Não Demora, lançado em fevereiro. “Tínhamos quatro movimentos da sinfonia escritos, e depois lançamos as músicas, Água e Fogo, que foram para o disco. O plano sinfônico também foi incorporado nos shows”, explica o guitarrista Roberto Barreto.

Fonte: Correio

Compartilhe.

Deixe uma resposta