Orquestra Sinfônica Nacional UFF faz apresentação de musical popular

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, a Orquestra Sinfônica Nacional UFF traz a segunda edição da OSN Popular, Temporada 2022, com a participação de Guinga. No programa, a OSN UFF apresenta obras do brilhante compositor e violonista. O concerto acontece no Teatro da UFF, em Niterói, sob a regência de Rafael Barros Castro.

“Descrever o Guinga em poucas palavras não é das tarefas mais fáceis, mas recorro ao nome de um dos seus álbuns para, de forma sintética, me referir ao grande compositor e instrumentista: Simples e Absurdo. No seu violão reside a simplicidade dos seresteiros, o lamento dos chorões, o samba, mas também as harmonias de Gabriel Fauré, Debussy, dos jazzistas norte-americanos e de Villa-Lobos, Garoto, Tom Jobim e tantos outros que povoam a mente fértil e os dedos do hábil violonista ‘cheio de Dedos'”, afirma o maestro Rafael Barros Castro.

Carioca da zona norte do Rio de Janeiro – de Madureira –, Guinga nasceu em 1950. Foi aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno e começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira.

Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Thiago Amud, entre outros.

Sobre o regente

Rafael Barros Castro é maestro titular e diretor artístico da OSRJ – Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, e já esteve à frente das Orquestras: OSN UFF, Orquestra Sinfônica da UniRio, ORSEM – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ e Orquestra Multiplicidade (Oi Futuro).

Compositor, pianista, maestro e arranjador, iniciou seus estudos musicais no Instituto dos Meninos Cantores “Canarinhos“ de Petrópolis. Durante a juventude prosseguiu os estudos de teoria, harmonia e piano, dedicando-se integralmente à música.

Fonte: O Fluminense

 

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta