A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza o IV Concerto Oficial da temporada 2022 nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, no Centro Cultural São Francisco, localizado no Centro Histórico da Capital. O acesso é gratuito.
O maestro regente da Orquestra, Laércio Diniz, ressaltou que o concerto é em homenagem ao compositor Astor Piazzolla. “Esta semana, se completam 30 anos de seu falecimento e nós vamos fazer As Quatro Estações Portenhas, que é uma obra muito conhecida dele, numa versão para violino e orquestra. Quem vai tocar é o Yuri Tavares, spalla da OSMJP. É uma peça lindíssima”, declarou.
Em seguida, a OSMJP executa a Sinfonia Eroica, lembrando que está sendo realizada a série completa das sinfonias de Beethoven. A cada concerto é interpretada uma delas. Nesta sexta, será a terceira sinfonia, a Eroica.
Conforme o maestro, é uma sinfonia muito importante porque define exatamente quando começa o romantismo na música. Quando Beethoven compôs essa sinfonia, ela foi considerada um grande elo de transição entre o classicismo e o romantismo, quebrando vários paradigmas do classicismo.
A sinfonia foi escrita, primeiramente, homenageando Napoleão Bonaparte. Depois, quando ele descobre que Bonaparte se coroou, rasga algumas das páginas onde dedicava a canção para ele e faz a dedicatória para outra pessoa. Até hoje existe esse manuscrito.
Fonte: Portal Correio