Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro homenageia Beethoven

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Pianista Pablo Rossi é o solista convidado para o concerto previsto para o Cine Brasília, na terça-feira

Antecipando as comemorações dos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, em 2020, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) apresenta na terça-feira (23), no Cine Brasília, às 20h, um concerto dedicado ao compositor alemão.

“Beethoven é um autor obrigatório no repertório de toda grande orquestra por sua força musical, a intensidade de seu discurso e a qualidade de sua obra”, afirma o maestro Cláudio Cohen. Ele regerá a OSTNCS na Sinfonia nº 2 e no”, este com a participação ao piano do solista convidado Pablo Rossi.

A Sinfonia nº 2, com duração de 30 minutos, aproximadamente, é uma peça da primeira fase do desenvolvimento artístico do compositor, ainda inserido no classicismo em que é profundamente influenciado por Haydn e depois por Mozart.

No terceiro movimento da música, contudo, depois da abertura lenta e o trecho mais acelerado que se segue, Beethoven introduz um “scherzo”, “palavra italiana que significa uma brincadeira ou algo divertido”, explica o maestro.

No classicismo (Haydn e Mozart), nesse lugar prevaleciam normalmente os minuetos ou dança típica da época. “No romantismo, ganhou essa característica mais virtuosa e divertida”, complementa Cohen.

No Imperador, com cerca de 40 minutos de duração – “um concerto exuberante”, diz o regente -, Beethoven entra na chamada fase heroica, já dentro do romantismo, em que o piano surge como instrumento de virtuose, com grande protagonismo nos solos do século XIX.

“É um concerto que exige do solista grande competência técnica e conhecimento dos fraseados da música de Beethoven”, ensina Cohen, que elogia a capacidade de Pablo Rossi. “É um dos grandes pianistas da nova geração de solistas brasileiros, com carreira importante dentro e fora do Brasil.”

Nascido em Florianópolis em 1989, Rossi participa de concerto com a Sinfônica em Brasília pela segunda vez. Foi o ganhador do I Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros (2003) e venceu seu certame com sete anos. Desde então, conquistou mais de dez primeiros prêmios internacionais. “Tenho certeza de que teremos um belíssimo concerto, digno de casa cheia”, aposta Cohen.

Serviço:
250 anos do nascimento de Beethoven
Beethoven – “Sinfonia 2” e “Concerto para piano no.5, Imperador”
Solista – Pablo Rossi
Regência do maestro Cláudio Cohen
Cine Brasília, 23 de julho, às 20h
Entrada franca sujeita à lotação (acesso a partir de 19h30)

Fonte: Agência Brasília
Compartilhe.

Deixe uma resposta