Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresenta com pianista Cristian Budu

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Aclamado pela crítica especializada e primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, o pianista Cristian Budu realiza duas apresentações gratuitas com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Os espetáculos são no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, no sábado (30), às 16h e às 19h. Os ingressos podem ser retirados a partir desta quarta-feira (27), no site do megabilheteria.

A regência será do maestro alemão, Knut Andreas, interpretando o “Concerto para piano nº 2”, do russo Sergei Rachmaniov, que estreou na capital russa, Moscou, em 1901.

O programa da OSP traz ainda “Fanfarra para o Homem Comum”, a abertura de concerto mais popular do compositor norte-americano Aaron Copland. Ela foi encomendada como um tributo a soldados, marinheiros e aviadores na 2.ª Guerra Mundial, em 1942.

Do compositor russo Dmitri Schostakowitsch, a OSP apresenta a “Sinfonia nº 9”. Quando a obra foi lançada, em novembro de 1945, as autoridades soviéticas pensaram ter sido escrita para celebrar a vitória russa sobre a Alemanha nazista. A peça em cinco movimentos chegou a ser condenada no Oriente e no Ocidente por não refletir esse contexto.

Sobre o pianista

Natural de Diadema -SP, Cristian é filho de romenos e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, fato considerado pela crítica como a mais importante premiação a um brasileiro nos últimos 20 anos.

A revista Gramophone, uma das mais influentes publicações clássicas do mundo, o definiu como “um pianista incrivelmente original, com uma maturidade e visão musical que poderiam inspirar inveja em colegas com o dobro de sua idade”. Seu primeiro disco comercial, lançado em 2016, foi elogiado pela revista europeia Diapason.

Serviço
O quê: Orquestra Sinfônica de Piracicaba com o pianista Cristian Budu
Quando: Sábado (30), às 16h e às 19h
Onde: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Avenida Independência, 277 - Alto)
Quanto: Gratuito (retirada de ingressos a partir de quarta (27), no site)

Fonte: G1

Compartilhe.

Deixe uma resposta