Orquestra Sinfônica de Brasília realiza concerto com músicas de 18 países

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Brasília celebra, ao longo de todo o ano de 2022, o título de Capital Ibero-americana das Culturas, título concedido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Para isso, vem promovendo eventos para divulgar a cultura das capitais que fazem parte da UCCI, organização internacional cujos objetivos são de promoção do diálogo intercultural e o entendimento mútuo entre a cidadania ibero-americana e sua abertura ao mundo. São dois concertos dentro dessa iniciativa, em novembro.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) executou o Concerto Ibero-americano na terça (8). “Serão 18 países representados com suas músicas neste concerto”, explica o maestro Claudio Cohen, que comanda essas apresentações.

“O Concerto Ibero-americano do Grulac, que se encontra sob a coordenação de Barbados junto com Panamá, busca trazer uma experiência única para brasileiros que estejam interessados em conhecer um pouco mais da cultura dos seus países vizinhos, dando visibilidade ao trabalho de músicos latino-americanos e caribenhos”, diz Annais Martinez, embaixadora assistente de Barbados.

Dois músicos vizinhos convidados se apresentarão: o contrabaixista Ricardo Zúñigado, do Panamá, e o violinista Gustavo Daniel Barrientos Giménez, do Paraguai. Entre as composições do programa estão El Manisero, de Cuba; Tango em Negro, da Argentina; El Sombrero de 3 Picos, da Espanha; Acuarela, da Colômbia; Urbano, do México; entre outros.

O evento foi promovido em colaboração com o Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac), um dos cinco grupos regionais da Organização das Nações Unidas (ONU), composto por 33 países-membros da América Central e do Sul, além de algumas ilhas das Índias Ocidentais, e representa 17% de todos os membros da ONU.

Já o segundo concerto com essa temática será em 17 de novembro, dentro da Festa Ibero-americana. A apresentação do grupo de metais e percussão da OSTNCS é uma das atrações do evento, que está sendo organizado pela Secec com apoio da organização da sociedade civil Associação de Educação, Esporte, Cultura e Economia Criativa (AECEC).

Fonte: Com informações de SECEC-GDF.

Compartilhe.

Deixe uma resposta