Orquestra Jovem do RS abre inscrições para nova turma

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, para a formação de uma nova turma de alunos. Ao todo, serão selecionados 50 alunos, com idades entre 10 e 14 anos, que sejam estudantes das redes pública ou privada em condição de bolsista.

Os selecionados receberão gratuitamente material pedagógico, instrumentos musicais, uniforme, lanche e transporte. As aulas ocorrem à tarde, na Fundação Pão dos Pobres, bairro Cidade Baixa, na Capital. Todos os ingressantes começam no nível de iniciantes.

Profissionalização

Foi numa dessas oportunidades, com a criação de uma nova turma, que Ezequiel Moraes de Paula, 25 anos, começou sua trajetória na Orquestra Jovem, em 2010. Morador do bairro Vila Nova e aluno do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vila Monte Cristo, ele ingressou na segunda turma de alunos do projeto. Em pouco tempo, evoluiu entre os níveis de musicistas da Orquestra. E lembra com orgulho de um momento marcante:

– Em 2013, a Orquestra me encaminhou, junto com outro músico, para fazer um concerto no Uruguai. Eu tinha 16 anos e foi incrível. Depois, acabei voltando, com toda a Orquestra dessa vez. Tocamos peças muito difíceis e marcantes lá.

Apesar de sempre ter tido contato com a música, Ezequiel ressalta que momentos como este, vividos na Orquestra, foram determinantes para que ele decidisse buscar a profissionalização. Hoje, ele é bacharel em Música, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um dos professores da Orquestra.

Transformação

Dividindo seus conhecimentos com outros jovens, Ezequiel destaca o potencial da Orquestra de mudar a vida dos jovens através da música.

– Para mim, faz todo o sentido estar aqui (como professor) quando eu vejo meus alunos entrando na universidade, em qualquer curso. Eu fico realizado. A Orquestra ressalta tudo que há de melhor nas pessoas – pontua.

Na mesma linha, a presidente da Orquestra Jovem, Carla Zitto, destaca o poder de envolvimento do trabalho realizado pelo projeto. Segundo ela, toda a vida dos alunos passa a ser permeada pela música.

– Desenvolvemos elementos como a disciplina, oferecemos a possibilidade de esses jovens aumentarem o seu ciclo de convivência e conhecerem outros modelos pessoais, como o nosso maestro, por exemplo – aponta.

Saiba como se inscrever

/// As inscrições vão até o dia 10 de novembro e devem ser feitas, gratuitamente, pelo site orquestrajovemrs.com.br ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).

/// Podem se inscrever alunos que estejam matriculados e frequentando, no turno da manhã, escolas públicas ou privadas – desde que na condição de bolsista.

/// Também é necessário que a renda familiar dos interessados não ultrapasse três salários-mínimos (ou R$ 3.636).

/// A seleção é composta por quatro etapas: inscrição, pré-seleção, oficinas de musicalização e curso de formação musical (período de experiência).

/// Os jovens selecionados receberão gratuitamente material pedagógico, instrumentos musicais, uniforme, lanche e transporte.

Fonte: Diário Gaúcho

Compartilhe.

Deixe uma resposta