Orquestra Jovem de Sertãozinho/SP faz visita monitorada à Sala São Paulo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Sala São Paulo, na capital paulista, foi o destino da Orquestra Jovem de Sertãozinho/SP no último domingo (31), quando seus integrantes participaram de uma visita monitorada e puderam conhecer a história do edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana no período áureo do café e hoje é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como também saber mais sobre o processo de restauro e revitalização pelo qual o local passou no final da década de 90 e o seu projeto de construção, a acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.

O grupo assistiu ainda ao concerto da Orquestra de Metais Lyra Bragança, que executou programa com composições de Villa-Lobos, Mignone, Gershwin e Adoniran Barbosa, entre outros, com regência de Marcus Bonna e participação da pianista Kathia Bonna e da soprano Gisele Garbe.

Em média, a orquestra faz duas excursões por ano visando crescimento musical, interesse pela boa música, conhecimento e valorização de patrimônios históricos. “As visitas são muitos relevantes, pois proporcionam aos músicos a compreensão do que o maestro solicita em cada ensaio/concerto e o que deve ser feito nas nossas orquestras. Sem contar a valorização cultural que cada um cria para si mesmo, entendendo a importância do seu papel no contexto da sociedade”, explicou o maestro da OJS, Américo Perin.

A atividade extra é realizada há mais de 15 nos, sendo custeada através de ações promovidas pela orquestra, como apresentações pagas, rifas e outras. Locais como o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, mais conhecido como Conservatório de Tatuí, em Tatuí/SP, Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto/SP e Theatro Municipal, em São Paulo/SP, foram alguns dos outros locais visitados pelos integrantes da orquestra. “Dessa vez participaram da visita monitorada 40 músicos de 12 a 60 anos”, contou Américo.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta