Orquestra Filarmônica UFRGS faz seu concerto de lançamento no dia 30 de agosto

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O palco do Salão de Atos receberá, neste mês de agosto, dia 30, às 19h, o concerto de lançamento da Orquestra Filarmônica UFRGS. Sob regência do Maestro Carlos Völker-Fecher, professor do Instituto de Artes, a primeira apresentação presencial contará com a Abertura 4ª, de Ernani Aguiar; Brasiliana nº 3, para violoncelo, orquestra de cordas, baixo elétrico, guitarra e bateria; Sinfonia nº 9, Op. 95 – “Do Novo Mundo”, de e Antonin Dvorak.

A Orquestra Filarmônica UFRGS foi fundada no começo de 2020, logo antes da pandemia de covid-19. Neste período de quase dois anos e meio, realizou gravações, apresentações virtuais, algumas presenciais breves, mas não teve a oportunidade de realizar um concerto de lançamento, o que finalmente acontecerá no dia 30, às 19h.

“Durante este tempo, estudamos em modo remoto, fizemos algumas dificílimas gravações à distância e esperamos ansiosamente o momento de estarmos juntos”, lembra Fecher. “Este concerto, fruto de dois meses de trabalho presencial, é uma libertação! É chegada a hora de colocar para fora toda a força criadora através da nossa música”, comemora. O espetáculo contará com participação especial da solista Milene Aliverti, violoncelista e professora do Departamento de Música do Instituto de Artes.

Nascida no Departamento de Música do Instituto de Artes, a Orquestra Filarmônica UFRGS conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, que é promotora do espetáculo. A entrada no concerto será livre e por ordem de chegada, sem necessidade de reserva de ingressos. Para mais informações sobre a apresentação, o contato pode ser feito com a PROREXT pelo telefone 3308-3374.

Programa
Primeira Parte:
Ernani Aguiar: Abertura 4ª (2010)
Alegro Vivo – Lento – Alegro Vivo
Cyro Pereira: Brasiliana nº 3 – Suíte (1998) – Estreia Mundial
1º mov. – Choro  (Tempo de choro)
2º mov. – Prelúdio (Moderato expressivo)
3º mov. – Frevo (Alegre)
Solista: Milene Aliverti – Violoncelo

Intervalo
Segunda Parte
Antonin Dvorak: Sinfonia nº 9, Op. 95 – “Do Novo Mundo” (1892)
1º mov. – Adagio, Allegro Molto
2º mov. – Largo
3º mov. – Scherzo – Molto vivace
4º mov. – Allegro con fuoco
Regência: Carlos Völker-Fecher
Fonte: UFRGS
Compartilhe.

Deixe uma resposta