Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto para pessoas com TEA

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Filarmônica de Goiàs (OFG) realiza nesta quarta-feira (27/7), às 15h, no Centro Cultural Oscar Niemayer (CCON), o segundo concerto inclusivo para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O repertório selecionado inclui obras de Jean Sibelius e Alberto Nepomuceno. A regência está a cargo da maestra Mariana Menezes. O Concerto para pessoas com TEA faz parte da série Concertos Inclusivos do Projeto Raízes, idealizado pelo Maestro Neil Thomson, juntamente com a OFG e parceria da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG).

Concertos Inclusivos como o nome diz, têm como objetivo aproximar a OFG das pessoas com deficiência (PcD) nos ambientes de concerto para que possam participar plena e efetivamente das apresentações. Para tanto, faz-se necessário observar alguns aspectos como: repertório e ambiente adequados, adesão e engajamento dos músicos, equipe de apoio, assessoria musicoterapêutica das professoras Tereza Raquel Alcântara Silva e Mayara Kelly Ribeiro, ambas do curso de graduação em Musicoterapia da Emac e apoio da neuropediatra, Ana Lidia Alcântara-Silva. O projeto conta também com produção e suporte do Núcleo de Apoio e Inclusão ao Autista (Naia Autismo).

Na Série Concertos Inclusivos já foram realizados em 2022:

– Primeiro Concerto para Pessoas com TEA, em fevereiro/2022, no teatro Basileu França.

– Concertos para pessoas em reabilitação e vulnerabilidade social em casas especializadas.

Ainda para este ano estão previstos o concerto para crianças com deficiência auditiva, ações para o público com TEA, além de outras propostas.

Em 8 de julho de 2022 foi lançado o segundo CD da Orquestra Filarmônica de Goiás pelo selo Naxos Internacional. O disco faz parte do projeto Brasil em Concerto em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Naxos. O repertório conta com as Suítes Nº1 e Nº2, e Roda de Amigos do compositor brasileiro César Guerra-Peixe.

A Suíte Sinfônica Nº 1, “Paulista”, foi dedicada a Edoardo de Guarnieri, responsável pela estreia da obra à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo em 1956. A Suíte Sinfônica Nº 2, “Pernambucana”, foi dedicada ao maestro Eleazar de Carvalho.

A “roda”, reunião de amigos em círculo para a realização de atividades musicais, é elemento frequente na cultura brasileira, como nas rodas de samba, choro ou capoeira. Em Roda de Amigos, composta em 1979, cada movimento tem como solista um instrumento da família das madeiras, retratando em cada um dos movimentos a característica do solista e do instrumento para o qual a música foi escrita.

A Orquestra Filarmônica de Goiás retomou os palcos nacionais, iniciando a turnê Nacional de 2022 com concerto no Palácio do Itamaraty, no dia 06 de julho em Comemoração aos 200 anos de Música Brasileira no repertório de compositores como Henrique Alves Mesquita, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa Lobos, Claudio Santoro, César Guerra Peixe, Edino Krieger e Almeida Prado, percorrendo distintas épocas e estilos da música orquestral brasileira a partir de compositores cânones. Destaque para a execução do Hino à Independência, composta pelo Imperador D. Pedro I abrindo o concerto.

Nos dias 16 e 17 de julho, a Orquestra Filarmônica de Goiás participou da 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, se apresentando na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro apresentou um repertório variado com obras de Nepomuceno, Ravel e Guerra-Peixe, com destaque a estreia mundial do Concerto para piano de Nimrod Borenstein, tendo como solista a pianista Clélia Iruzun.

Serviço:
Segundo Concerto Inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Data: 27/07 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, km 01 - Goiânia, GO, CEP: 74.891-135
Entrada Gratuita
Fonte: CETT UFG
Compartilhe.

Deixe uma resposta