Orquestra e bandas da Sedec intensificam ensaios para apresentações do 7 de setembro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A música como proposta pedagógica e cultural, colocada em prática nas escolas municipais e em eventos institucionais. É nessa perspectiva que a Coordenação de Bandas, Música e Dança, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), desenvolve suas atividades, com calendário de apresentações, oficinas e aulas acontecendo durante o ano inteiro.

Com a proximidade do 7 de setembro, quando acontecem desfiles cívicos e eventos alusivos a independência, as atividades estão sendo intensificadas nas escolas e nos grupos musicais da Sedec – a Orquestra, Banda Sênior, Banda Show e Blackout. Ao todo, são quase 200 músicos formados por professores de música, alunos e convidados, numa rotina de ensaios praticamente diária.

“A Orquestra conta com 20 integrantes e usa metais, teclas, cordas, paletas e percussão. A banda Sênior é formada por 50 integrantes, que são professores de música da Sedec e está abrindo para alunos que se destacam nas bandas das escolas. A Banda Show tem 120 participantes e usa metais e percussão, enquanto a Banda Blackout possui seis integrantes, entre servidores e alunos, tocando instrumentos de sopro e percussão”, explicou o coordenador administrativo de Bandas da Sedec, Aramis Lins Barreto.

Ele ainda destacou o papel formador de músicos estudantis da Coordenação de Bandas da Sedec. “É um projeto está sendo requalificado pela nova gestão municipal, para que atenda todas as escolas do município com bandas e fanfarras. A música se insere como ferramenta de inclusão e formação dos jovens – aqueles que se destacam nas escolas são aproveitados nas bandas da Sedec”, afirmou.

O público pessoense poderá conferir um pouco mais desse trabalho desenvolvido pela Coordenação de Bandas, Música e Dança da Sede no próximo 7 de setembro, quando será realizada uma live com apresentações de várias bandas escolares, a Orquestra Sedec, Banda Sênior, Banda Show e Blackout. A transmissão será feita no canal da Prefeitura de João Pessoa no YouTube.

Fonte: PMJP

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta