Orquestra de Violões recebe Marco Pereira, na quinta-feira, no TA

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Amantes da música instrumental brasileira têm encontro imperdível nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, no Teatro Amazonas, a partir das 20h. É quando a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) fará um concerto inédito com o violonista Marco Pereira, considerado um dos músicos mais completos do cenário internacional da atualidade.

O espetáculo será o encerramento do I Encontro de Violões do Amazonas que começou na última sexta-feira (24) e continua hoje e amanhã, dias 30 e 31 de agosto, com uma masterclass do Marco Pereira e o segundo dia da Competição de Violões, pela parte da manhã. Ainda na quarta-feira, à noite, tem apresentação da Ovam no Largo de São Sebastião.

O concerto show de Marco Pereira com a Ovam terá entrada gratuita, bastando que as pessoas interessadas compareçam com antecedência ao Teatro Amazonas.

Confira a Programação do Encontro

Dia 30/8, terça-feira

09 às 11h – Palácio da Justiça (centro) – Masterclass com Marco Pereira

14 às 17h – Palácio de Justiça – 2ª eliminatória da competição de violão

Dia 31/8 – quarta-feira

17h às 19h – Largo de São Sebastião – Encontro com apresentações com OVAM e convidados

Sobre o convidado

Marco Pereira é um dos desbravadores no trabalho de criar música sem fronteira entre violão popular e clássico no Brasil. Atua como compositor, arranjador, solista, professor, produtor e editor de livros e partituras.

Como compositor para violão solo, tem peças tocadas por grandes intérpretes internacionais de violão, sobretudo devido a temas como Bate CoxaNum Pagode em PlanaltinaFlor das ÁguasO Choro de JulianaSeu Tonico na Ladeira, entre outras. Como autor de concertos para violão e orquestra, escreveu Lendas Amazônicas – Fantasia concertante para dois violões e orquestra, em cinco movimentos. Em 2017 fez a première do seu Concerto Calunga, para violão e orquestra” na Rússia, tendo como solista Eduardo Isaac.

Como solista, Marco mantém intensa atividade, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta regularmente, além dos palcos do Brasil.

Como músico arranjador e acompanhador, gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o prêmio Sharp (atual “Prêmio da Música Brasileira”) em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa – 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos – 1994.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta