Orquestra de Câmara da ECA/USP se apresenta no dia 17 de setembro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Neste segundo semestre do ano, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (Ocam), formada por jovens estudantes de música da Universidade de São Paulo, apresenta no dia 17, às 16h00, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP, um concerto com repertório pensado pelos próprios solistas e regentes da Orquestra.

Sob a regência do maestro adjunto da Ocam, André Bachur, e dos alunos de regência da ECA/USP, Giovanna Elias e Pietro Barbosa, o concerto será dividido em dois momentos: a primeira parte apresenta concertos barrocos de Antonio Vivaldi (um para piccolo e outro para dois violoncelos) com aberturas de duas óperas de Wolfgang Amadeus Mozart; e a segunda parte traz obras românticas de Felix Mendelssohn, Carl Maria von Weber e Edward Elgar.

O maestro Gil Jardim, diretor artístico da orquestra e responsável pela concepção e direção geral do programa de setembro, conta que “esta é primeira de uma série de grandes apresentações até o final do ano pois, oferece uma importante experiência na formação dos estudantes de música, uma vez que os solistas e regentes estarão em posição de grande destaque e responsabilidade frente a um grande grupo instrumental. O público vai poder apreciar uma orquestra diversa e bastante vigorosa”, finaliza.

O programa da tarde de sábado mostrará as famosas aberturas “Idomeneo” e “Don Giovanni” de Wolfgang Amadeus Mozart. Destaques para a apresentação de Gabriela Fiorini no concerto de Vivaldi para piccolo em Dó maior, e de Samuel Oliveira e Wellington Ramos, em criação para dois violoncelos em Sol menor.

O público vai acompanhar ainda o quarteto de cordas formado pelos chefes de naipe da orquestra Rafael Albertini, Carolina Dorta, Kauê Belisário da Silva e Samuel Oliveira, na apresentação da Introdução e Allegro, composta em 1905 pelo inglês Edward Elgar.

No concerto para clarinete Nº1 em Fá menor, de Carl Maria von Weber, a interpretação é de Kaique Iritsu. E no concerto para violino de Felix Mendelssohn, o solo é executado por Rafaela Pires.

Para o regente adjunto da Ocam, André Bachur, “o fato de termos diversos solistas vindos de dentro da orquestra, juntamente com alunos da graduação resultará num momento de celebração para a Ocam ECA-USP, assim como para o Departamento de Música. O repertório variado, com diversos estilos e diferentes coloridos orquestrais exige versatilidade e uma construção sonora específica para cada obra, enriquecendo a formação de todos participantes, assim como do próprio concerto”, conclui.

A apresentação terá entrada solidária, sendo necessário levar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para comunidades carentes da região do Butantã.

Concerto de setembro

André Bachur, Giovana Elias e Pietro Barbosa, regência

Programa

  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Abertura da ópera “Idomeneo”
  • Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto para piccolo em Dó maior: I. Allegro / II. Largo / III. Allegro molto

Piccolo: Gabriela Fiorini

  • Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto para dois violoncelos em Sol menor: I. Allegro (moderato) / II. Largo / III. Allegro

Violoncelos: Samuel Oliveira e Wellington Ramos

  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Abertura da ópera “Don Giovanni”
  • Edward Elgar (1857-1934) – Introdução e Allegro, Op. 47

Quarteto de cordas: Rafael Albertini, Carolina Dorta, Kauê Belisário da Silva, Samuel Oliveira

  • Carl Maria von Weber (1786-1826) – Concerto para Clarinete n°1 em Fá Menor, Op. 73: I. Allegro

Clarinete: Kaique Iritsu

  • Felix Mendelssohn (1809-1847) – Concerto para Violino, Op. 64: I. Allegro molto appassionato

Violino: Rafaela Pires

 Serviço:

Ocam, Concerto de Setembro

Anfiteatro Camargo Guarnieri

Endereço:

Universidade de São Paulo – R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-060

Data: 17/09 (sábado) = 16h

Preço: Gratuito/ Entrada solidária = 1kg de alimento não perecível

*Lotação:*435 lugares

Classificação indicativa: Livre

Compartilhe.

Deixe uma resposta