Orquestra da UFMT promove coleta para Abrigo Bom Jesus

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A retomada das atividades da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é um momento de mobilização da sociedade cuiabana também para a solidariedade. Na compra do ingresso, por meio do site da  Fundação Uniselva, o público pode contribuir com o Abrigo Bom Jesus, instituição de longa permanência para idosos que atua em Cuiabá.

Com dois quilos de alimento para o Abrigo Bom Jesus é possível pagar o preço promocional de R$ 50 pelo ingresso para o espetáculo da Orquestra Sinfônica da UFMT. A parceria surgiu a partir da conversa entre o presidente do Abrigo Bom Jesus, José Duarte e a Orquestra da UFMT que teve um resultado rápido e favorável. No contato com a UFMT, o abrigo informou que há dificuldades de manter as cinco refeições diárias, bem como todo o material de higiene e limpeza, em especial o volume de fraldas usadas, atualmente em 5 mil mensais.

“É uma oportunidade de beneficiar os idosos do Abrigo Bom Jesus, com os alimentos que serão arrecadados.27 São praticamente 90 idosos acolhidos e somos a única instituição de longa permanência em Mato Grosso com esse porte. Temos idosos de até 104 anos. São 82 anos de existência com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais”, destacou Marcia Ferreira, Conselheira da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Atualmente a folha de pagamento é composta por 50 pessoas, entre diferentes profissionais.

O maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, conta que desde sempre há parcerias sociais envolvendo a Orquestra. “Quer seja com brinquedos na época de Natal, livros destinados a bibliotecas públicas; roupas em época de frio e principalmente alimentos. Quer seja leite, ou alimentos não perecíveis. É da alma da Orquestra esse trabalho solidário na arrecadação de alimentos”, disse o maestro reforçando o caráter público da Orquestra e sua amplitude social.

Márcia Ferreira conta que o Abrigo é uma das instituições beneficentes mais antigas de Mato Grosso e foi afetada durante a pandemia da covid-19. “O Abrigo Bom Jesus tem um carinho muito grande pela comunidade, não só de Cuiabá, mas como de todo o Estado. Nesses últimos dois anos com a pandemia e o afastamento que fomos obrigados a manter os nossos idosos, as doações caíram drasticamente. Está voltando agora as visitas agendadas porque o cuidado permanece”, reforça a conselheira.

Parceria é colaboração através da arte

Para a conselheira do Abrigo Bom Jesus a parceria com a Orquestra Sinfônica da UFMT é uma resposta feliz a colaboração proposta pelo abrigo. “Nós temos incentivado e recebido respostas de inúmeras organizações públicas e entidades privadas, grupos de amigos, aniversariantes que coletam alimentos e fraldas, que o nosso consumo é de cerca de 5 mil unidades por mês. É uma felicidade saber que os músicos e a instituição Orquestra Sinfônica estará mais uma vez junto e colaborando através da arte”, afirmou Márcia Ferreira.

O maestro Fabrício Carvalho ressaltou que um convite da Orquestra para fazer o bem tem amparo na sociedade. “O Abrigo Bom Jesus é uma das entidades mais sérias da filantropia cuiabana e mato-grossense. É um trabalho muito importante para os idosos que gostam muito da nossa música. É uma parceria que faz bem para alma, a música e o bem estar das pessoas. O Abrigo é uma referência para todos nós. É uma honra muito grande estar ao lado do abrigo que tanto precisam”, reforçou saudando uma parceria duradoura.

A expectativa de Marcia Ferreira é que o abrigo possa receber doações ainda mais especiais no futuro. “Tão logo passe tudo isso que a gente tá vivendo, de pandemia, de preocupações com a saúde pública, a gente espera que retomemos a maior doação que o Abrigo pode receber. A doação do tempo de cada um para um abraço, uma conversa com o idoso. A gente tem fé que logo vamos retomar a normalidade”, finalizou.

Fonte: UFMT

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta