Orquestra Cubatão faz apresentação especial na Escola Maria Helena, em Cubatão/SP

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Pelo menos 100 alunos da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, de Cubatão/SP, vão vivenciar uma experiência musical incrível nessa segunda-feira (14), quando receberão a visita da Orquestra Cubatão Sinfonia. A apresentação faz parte do projeto “Concertos Didáticos” de formação de público.

O programa inclui sucessos de Michael Jackson, temas de filmes e de desenhos animados. Sob comando do maestro André Farias, os estudantes ainda aprenderão, de maneira lúdica, sobre a formação de uma orquestra e conhecerão os instrumentos musicais que a compõe.

“Esse contato direto com as crianças é muito importante porque aproxima a música e o fazer artístico de cada uma delas. E a formação de público é um dos objetivos desta Orquestra também”, afirma Farias. Realizado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão, o projeto Orquestra Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Ecovias e Petrocoque via lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, além de apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.

A próxima parada da Orquestra será no dia 21, às 15h, quando se apresenta na UME Estado do Mato Grosso, na Vila São José (Rua São Francisco de Assis, 575), em Cubatão/SP.

A Orquestra

O projeto musical é um braço do Programa Cubatão Sinfonia e entra em seu terceiro ano de atividades, contemplando, atualmente, 40 jovens integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 80% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais; e 10% das vagas a alunos-músicos suplentes, estagiários.

O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Participam moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social.

Fonte: Com informações do Diário do Litoral

Compartilhe.

Deixe uma resposta