Orquestra Criança Cidadã e Coral TJPE fazem concerto natalino

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu seu Concerto Natalino presencial no início da noite de terça-feira (21/12), no Hall Monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife.  A Orquestra Criança Cidadã (OCC) e o Coral de Estudantes, comandado pelo maestro José Renato Accioly, junto ao Coral do TJPE, dirigido pela maestrina Amílcar Aniceto, tocaram e cantaram músicas clássicas natalinas que levaram a plateia à emoção.

A íntegra do Concerto Natalino TJPE pode ser conferida, acessando o vídeo respectivo na página AscomTJPE /YouTube.

A Orquestra, gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), foi criada no início deste século pelo assessor especial da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco, juiz João José Rocha Targino, com o apoio do presidente do TJPE à época, desembargador Nildo Nery, junto a crianças e jovens da comunidade do Coque – bairro que concentra muitas famílias em situação de vulnerabilidade social no Recife.

Em certa altura do espetáculo, o maestro José Renato Accioly dedicou a composição “Ária para a IV Corda”, de autoria do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), aos profissionais de saúde que atuam na pandemia global, e às vítimas do novo coronavírus – COVID-19. “Iremos tocar essa Ária como uma oração pois, assim como eu, muitas famílias perderam seus entes queridos de forma repentina nestes últimos dois anos”, declarou.

Nordeste – Algumas canções regionais também foram inseridas no espetáculo, por iniciativa do maestro da OCC. Uma delas foi “Mourão”, de autoria de César Guerra Peixe e Clóvis Pereira; e inspirada no som das tradicionais rabecas do folclore nordestino.  De acordo com o maestro José Renato Accioly, a composição pertence ao acervo do movimento de música erudita brasileira Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna na década de 1970.

Fonte: Com informações da Ascom TJPE

Compartilhe.

Deixe uma resposta

três × dois =