Orquestra Contemporânea reinicia apresentações no Cineteatro São Luiz

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) iniciará, neste domingo (11), sua segunda temporada de apresentações no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza – CE. Os espetáculos fazem parte de uma residência artística do grupo musical, iniciada em 2019, cuja continuidade foi interrompida em 2020 em consequência da pandemia de COVID-19 no Brasil. O programa de apresentações será adaptado ao contexto de isolamento social, através de exibições online nos meses de julho, agosto e setembro.

Os concertos estão sendo gravados no palco do Cineteatro São Luiz, com arranjos montados especialmente para as apresentações. Para evitar exposição dos músicos, já que o contexto pandêmico persiste, a apresentação foi adaptada exclusivamente aos instrumentos de corda, o que permite aos profissionais a segurança do uso permanente das máscaras.

A característica dos instrumentos utilizados influenciou a escolha do repertório deste primeiro concerto. Serão interpretadas músicas de compositores do período barroco, como Vivaldi, Corelli e Bach, cujos arranjos originais foram elaborados para orquestra de cordas. Mas o público deve ficar atento porque, seguindo a tradição da Orquestra Contemporânea Brasileira, o final do concerto deve surpreender com a interpretação de clássicos da música popular brasileira.

A segunda temporada prevê a realização de oito concertos, sempre aos domingos às 10 horas da manhã, com duas exibições distintas a cada mês. Os espetáculos serão exibidos no canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), promotora da orquestra. Serão 10 músicos no palco, com o maestro, e mais 10 músicos se apresentando virtualmente.

A OCB realizou suas primeiras apresentações em 2016, através do Quarteto de Cordas. Desde então vem promovendo concertos por meio da formação sinfônica e de camerata. O maestro Arley França, regente da OCB, é doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, e fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. Arley orientou-se em regência na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

Os concertos são realizados pela AAMARTE e Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4. Recebem o patrocínio da empresa multinacional Energias de Portugal (EDP)/Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) e o apoio cultural do Instituto EDP. Os apoiadores institucionais são o Instituto Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e a Secretaria da Cultura do Ceará. Em parceria com a EDP e o Instituto EDP, o grupo mantém também a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante.

Serviço:

Concerto inaugural da segunda temporada da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Disponível no Canal do youtube do Cineteatro São Luiz e da AAMART

Data: 11 de julho

Horário: 10 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP 

Parceria: Sinfonia BR, Holy Cow, Casa de Vovó Dedé e AX4

 

 

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta