Orquestra Contemporânea Brasileira abre temporada 2019 no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza/CE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Contemporânea Brasileira, de Pindoretama/CE, estreia sua temporada 2019 no palco do Cineteatro São Luiz, localizado em Fortaleza/CE, nesta terça-feira (26), às 19h, como parte da programação alusiva aos 61 anos do teatro.

Essa será a primeira vez que a orquestra se apresenta com formação sinfônica, constituída por 43 músicos profissionais que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão. Criada como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), em 2016, a OCB vem se apresentando desde então em versão reduzida, através do seu Quarteto de Cordas.

A apresentação de amanhã será a primeira de uma série de apresentações que serão realizadas mensalmente no Cineteatro São Luiz. Obras de Bach, Mozart, Vivaldi e dos brasileiros Chiquinha Gonzaga, Guerra-Peixe e Luiz Gonzaga fazem parte da programação inaugural. “O repertório passará por estilos que vão do Barroco à música popular brasileira, marcando uma das características da orquestra que é a combinação de música erudita e popular e a valorização de compositores nacionais”, disse o maestro Arley França.

A agenda de 2019 prevê ainda uma sequência de concertos da formação sinfônica, como também da camerata, que inclui a participação de 14 a 28 músicos, dependendo do repertório.

Formando novos músicos no Ceará

A orquestra tem um núcleo de formação musical em Fortaleza, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que prepara monitores e regentes com o apoio da SECULT-CE. E mais dois núcleos, um em Pindoretema e outro em São Gonçalo do Amarante/RN, inaugurado no último dia 15 de março, que conta com o apoio da Energia de Portugal (EDP), patrocinadora da OCB.

Além de contribuir com a ampliação do mercado da música da região nordeste, a orquestra assumiu um importante compromisso com a formação de novos instrumentistas, visto que está selecionando jovens bolsistas para se apresentarem junto aos músicos profissionais e participar de aulas e masterclasses com professores do Brasil e do exterior.

Cineteatro São Luiz

Sala com maior média de espectadores por sessão de cinema no Brasil, o Cineteatro São Luiz em seu primeiro ciclo de gestão desde sua reabertura pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (maio de 2015 a dezembro de 2018) recebeu 602.437 espectadores em 2.667 atividades, chegando a média diária de 450 espectadores. Sendo capaz de abrigar, em alta performance, diversas linguagens artísticas em seus “seis palcos”, o equipamento rebatizado de Cineteatro chega em março de 2019 aos 61 anos em plena atividade.  Para comemorar a data, 36 filmes serão exibidos em 42 sessões de cinema gratuitas, além de espetáculos musicais, teatrais, de dança, musical e a estreia da Orquestra Contemporânea Brasileira.

Serviço:
Concerto inaugural da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 26 de março
Horário: 19 horas
Gratuito
Realização: Sinfonia BR e AAMARTE
Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Instituto EDP, Ministério da Cidadania
Patrocínio: EDP
Contatos: Arley França (Maestro da OCB) 98899.1061 / 
Giovana de Paula (Assessora de Comunicação)  99982.0608
Compartilhe.

Deixe uma resposta