Ópera “La Traviata” será apresentada hoje, sexta-feira (31), no Femusc, em Jaraguá do Sul/SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Montagem completa foi feita em tempo recorde, com 150 pessoas envolvidas para produzi-la no período do festival

A ópera “La Traviata”, que será apresentada pelo Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), hoje, sexta-feira, 31, reúne diferentes manifestações artísticas em um espetáculo completo. Com mais de 150 pessoas envolvidas, a montagem foi inteiramente produzida por alunos e professores do evento ao longo das últimas três semanas, entre ensaios da orquestra, preparação dos cantores e desenvolvimento dos cenários e dos figurinos.

Conforme o diretor musical do espetáculo, André dos Santos, somente no fosso da orquestra estarão cerca de 50 instrumentistas. Além deles, ainda sobem ao palco solistas, coralistas e bailarinos.

— Estamos fazendo o trabalho com muito rigor e afinco para que, dentro das condições de festival, possamos mostrar o melhor resultado, como se veria em um teatro de ópera em condições normais — destaca.

Uma das mais famosas óperas da história, a obra assinada por Giuseppe Verdi se sobrepõe ao tempo.

— É uma ópera que, além de tocar diretamente nas pessoas por causa do discurso coloquial, tem uma música que envolve — explica.

Segundo ele, o enredo de “La Traviata” segue sendo atual apesar de ter sido composta em meados do século 19.

Além disso, o público tem outros bons motivos para se encantar e se emocionar com a apresentação. De acordo com o diretor musical, a montagem, geralmente, é levada aos espectadores com cortes. Mas, no Femusc, ela será encenada completa, com todas as quatro partes.

— É interessante para conhecerem como foi, de fato, concebida por Verdi — completa.

Do lado outro lado do palco, a experiência também promete ser inesquecível. É que grande parte dos participantes jamais teve a oportunidade de vivenciar a produção de uma ópera e, no maior festival-escola de música da América Latina, pode ampliar sua formação musical.

— Diferente de um trabalho sinfônico, na ópera, os músicos fazem parte do drama. São como a alma dos cantores — ressalta Santos.

A ópera “La Traviata” ocupa a programação da série Grandes Concertos, nesta sexta-feira, a partir das 20 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Centro Cultural Scar ou no www.femusc.com.br. A montagem também será transmitida, ao vivo, nas redes sociais do Femusc.

Fonte: NSC Total

Compartilhe.

Deixe uma resposta