O maestro João Carlos Martins será padrinho das orquestras Aprendiz e da Grota

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os jovens das orquestras Aprendiz e da Grota, que moram em áreas vulneráveis e têm na música a chance de um futuro melhor, vão ganhar um tutor de renome internacional para acompanhá-los durante seus estudos musicais: o grande pianista e maestro João Carlos Martins, de 81 anos, considerado o maior intérprete de Johann Sebastian Bach (1685-1750) do mundo.

Os meninos terão que fazer uma espécie de diário de bordo, anotando tudo e quantas horas estudaram por dia. O maestro, rigoroso como deve ser, vai cobrar a lição.

“Eu vou acompanhá-los. O método a ser usado em Niterói, que eu chamo de Diário de Bordo, servirá de modelo para outras cidades do país”, conta.

A iniciativa é fruto de um convênio firmado, segunda-feira passada, entre a prefeitura de Niterói e a Fundação Eleazar de Carvalho, que tem o maestro como um de seus fundadores. A assinatura do contrato foi feita na casa do maestro, em São Paulo.

Aliás, lembra-se de Isaque Alves da Silva, de 14 anos, o pupilo de João Carlos Martins que tocou com ele no Theatro Municipal no fim do ano passado? Pois bem. Ele está morando aqui na cidade, em Piratininga. Vai ficar dois anos apenas estudando, sem se apresentar.

“O Isaque é o futuro do Brasil e vai dar muito orgulho para Niterói e para o país. Ele ficará dois anos estudando, assim como eu fiquei quando jovem. Depois, vai participar de concursos no mundo todo”, finaliza João Carlos Martins.

Fonte: O Globo

Compartilhe.

Deixe uma resposta