Projeto “Orquestrando o Brasil” conecta profissionais e amadores da música com o objetivo de consolidar a música local. Cidade também recebe concertos neste fim de semana.
O maestro João Carlos Martins vai realizar um encontro, neste sábado (23), em Lençóis Paulista/SP, para divulgar um projeto que capacita e inspira regentes da região.
Idealizado pelo maestro, o “Orquestrando o Brasil” tem como objetivo trocar conhecimento com músicos de diversas regiões do país. Para isso, a plataforma digital conecta profissionais e amadores da música, participantes de corais, bandas e orquestras, para que eles tenham suporte para expandir e consolidar a música local.
O projeto interage com mais de 20 mil músicos do país e já promoveu mais de 15 encontros em vários estados. Agora, é a vez de Lençóis Paulista receber o encontro musical.
“O grande efeito dos encontros é a palavra “mobilização”. Como mobilizar uma banda a ter contato com músicos de corda para fazer uma orquestra? Como motivar o maestro local? Como fazer com que o prefeito da região entenda a importância da música dentro da cultura e das artes?”, questiona o maestro.
Assim, o maestro e a equipe do Orquestrando fornecem uma espécie de oficina aos grupos participantes, ajudando na elaboração de repertório, articulação política, busca de patrocinadores, aprimoramento artístico, entre outros aspectos que ajudam uma orquestra a ser reconhecida.
Em Lençóis Paulista, o encontro vai ser realizado às 15h na Casa de Cultura Profª Maria Bove Coneglian. As confirmações de participação devem ser feitas através do Whatsapp, pelo número (16) 99279-4155, ou pelo e-mail orquestrandobrasil@gmail.com.
Concertos
Além do encontro, Lençóis Paulista vai receber concertos gratuitos do maestro, com a temática “Star Wars”, neste fim de semana. Ao lado da Bachiana Filarmônica SESI-SP, a sequência de espetáculos promete encantar o público e os fãs da saga no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.
Além do maestro, os espectadores também vão poder ouvir a música do jovem Davi Campolongo, o menino de 13 anos que interpretou o pianista no cinema. Ele vai apresentar o Concerto nº 27 de Mozart e “é um gênio”, segundo João Carlos.
Maestro João Carlos
O maestro João Carlos começou a atuar na profissão aos 64 anos, depois que teve problemas nas mãos e precisou deixar de lado a carreira de pianista. No entanto, o músico conta que nunca deixou de lado a esperança.
“Depois de 24 operações, os médicos me falaram que eu nunca mais poderia tocar piano profissionalmente. Então, para continuar na música, eu iniciei uma nova carreira aos 64 anos e já foram mais de 1.600 concertos realizados”, contou o maestro de 79 anos ao G1.
Serviço Encontro com o Maestro João Carlos Martins e regentes e coordenadores culturais Data: sábado, 23 de novembro Horário: às 15h Local: Casa de Cultura Prof.ª Maria Bove Coneglian (Rua Sete de Setembro, 934, Centro) João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP Datas e Horários: 22 de novembro, sexta-feira (às 20h); 23 de novembro, sábado (às 20h) e 24 de novembro, domingo (às 11h) Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti Distribuição de ingressos: A partir de 18 de novembro na Casa da Cultura de Lençóis Paulista /SP Fonte: G1