João Carlos Martins se emociona ao visitar projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, nesta segunda-feira (22)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Criada há 15 anos, a iniciativa atende mais de 600 crianças no contraturno escolar

As crianças e jovens atendidos pelo Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), em Aparecida/SP, emocionaram o maestro João Carlos Martins, em sua visita ao projeto nesta segunda-feira (22). Na ocasião, o maestro conheceu as oficinas oferecidas pela obra social do Santuário. “O PEMSA é um exemplo para Aparecida, para o Vale, para o Estado e para o Brasil. Fico extremamente feliz quando vejo que a música sempre pode vencer, além da inclusão, a música pode ser uma luz no fim do túnel e tornar um caminho profissionalizante para esses jovens”, disse o maestro.

Para o reitor do Santuário, o padre Carlos Eduardo Catalfo, a visita do maestro foi muito importante. “Para nós do Santuário foi uma surpresa, um privilégio, ficamos lisonjeados com o modo como ele aceitou prontamente nosso convite, é uma honra tê-lo entre nós. O projeto PEMSA é a joia da coroa da obra social redentorista. O nosso desejo é fazer com que a música nos faça alcançar também o amadurecimento da cidadania e da vida”, disse o reitor.

Entre uma apresentação e outra, o maestro João Carlos Martins aproveitava para dar dicas e orientações aos alunos e elogiar os professores, como também para reger a orquestra e grupos musicais. “O projeto é fantástico! A qualidade me impressionou muito, por isso, quero convidar a orquestra para participar de um concerto com a Bachiana Filarmônica SESI, no Theatro Municipal, em São Paulo”, disse o maestro.

“Esse convite é uma consagração do nosso trabalho. Sou fã incondicional do maestro, ele é um exemplo de luta, de vitória; é o tipo da coisa muita boa para mostrar para os jovens aonde eles podem chegar quando se tem vontade, tem garra e quando se valoriza a arte da maneira como o maestro João Carlos Martins valoriza”, ressaltou o maestro da Orquestras do PEMSA, Altair de Oliveira.

PEMSA já atendeu mais de sete mil crianças e jovens

Implantado em março de 2003, o PEMSA já ofereceu novas oportunidades para mais de sete mil crianças e adolescentes, sendo que muitos seguiram no caminho da música e hoje integram importantes orquestras do país.

Funcionando em um prédio com 17 salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, o PEMSA conta com 50 funcionários e atende, hoje, 600 crianças e jovens, de 7 anos a 17 anos, no contraturno da escola. O projeto tem uma orquestra formada pelos alunos avançados, atualmente com 70 músicos e um coral com 120 integrantes.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta