João Carlos Martins rege grupos do Recife/PE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O sexto concerto do Orquestrando o Brasil reuniu quatro grupos musicais de projetos sociais de Pernambuco, no último final de semana

Sob regência do maestro João Carlos Martins, cerca de 170 músicos executaram “Jesus Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach, no concerto do Orquestrando o Brasil, realizado no domingo (6), no Cais da Alfândega, à beira do rio Capibaribe, no Recife/PE. Mais de duas mil pessoas assistiram ao espetáculo, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O evento contou com a participação dos grupos musicais integrantes do projeto Orquestrando o Brasil e que pela primeira vez se uniram para uma apresentação conjunta, sob a regência do maestro João Carlos Martins: Orquestra do Movimento Pró-Criança – Unidade Recife Antigo, a Orquestra Social Dom João Costa, ambas de Recife, a Banda Musical Curica, de Goiana e o Coral do Instituto Passo de Anjo, de Abreu e Lima.

“João Carlos Martins é um testemunho vivo do povo brasileiro, plantador de esperança no coração de todos nós. Prestamos uma homenagem ao seu vigor, à sua força, coragem, espírito corajoso, e que nos dá esse exemplo de integridade. Ele é um brasileirão e a gente tem um orgulho imenso dele”, constatou Leda Alves, secretaria de Cultura de Recife, ao recepcionar o maestro no início do evento.

Mariana Oliveira, assessora da Fundação Banco do Brasil, enfatizou o potencial do projeto pelo Brasil, transformando a vida das pessoas e promovendo a inclusão social. A Fundação é parceira do projeto desde o seu início, assim como o Serviço Social da Indústria (Sesi/SP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Me sinto profundamente orgulhoso de estar aqui, neste estado que é o mais musical do Brasil. Com 16 anos toquei pela primeira vez no fantástico Teatro de Santa Isabel, no início de minha carreira, e lembro que estavam na plateia (Francisco) Brennand e Ariano Suassuna. É bárbaro retornar agora com o meu projeto Orquestrando o Brasil, este que é o legado que quero deixar”, disse o maestro João Carlos Martins.

Experiência

Para a professora e maestrina do Coral do Instituto Passo de Anjo, Andréa Cristina Lira, a participação no evento foi uma experiência ímpar e que para ela era improvável de acontecer. “Mas Deus tem seus propósitos, e foi para mim e meus alunos, um momento muito especial, e de muito aprendizado, na questão da dedicação, empatia e lidar com tanto talento e sucesso desse mestre João Carlos Martins. Ele sabe dividir e ouvir os que querem um dia chegar pelo menos, a um terço onde ele conseguiu chegar. Isso foi muito importante para nós. Esse maestro é e sempre será referência para nós, em perseverança, esperança e principalmente amor ao que faz”, elucidou.

Crisóstomo Santos, maestro da Orquestra do Movimento Pró-Criança, reforçou que foi um dos momentos mais importantes da vida dos participantes. “Para nós foi um misto de alegria, privilégio e muita honra, poder ter o maestro João Carlos Martins conosco, dividindo toda sua musicalidade e experiência. Particularmente eu fiquei super lisonjeado por poder reger o maestro ao piano e mais de 170 músicos. Um grande sonho realizado”, disse, completando. “Recife foi presenteado com um lindo concerto, reunindo tantos jovens que se inspiram neste grande ícone da música – nosso querido João Carlos Martins. Em nome de todos que fizeram o Concerto – nosso muito obrigado e gratidão”, agradeceu.

“Quero expressar a alegria de ter tido essa experiência, de participar desse projeto, de grande relevância para Recife e para o Brasil e que só fortalece cada vez mais a música”, disse Hugo Leonardo, maestro da Orquestra da Instituição Dom João Costa. Segundo ele, além de trazer a união dos grupos da região, o projeto proporcionou novas perspectivas para todos que participaram. “Ficamos maravilhados com a estrutura, a organização e o jeito que o maestro transmitiu a boa música e nos mostrou um outro jeito de fazer música. Foi um momento muito especial, de grande felicidade, de grande interação, de grande harmonia”, ressaltou.

Opinião compartilhada com Everton Luiz, maestro da Banda Musical Curica, de Goiana/PE. “Foi um momento de bastante reflexão para todos nós. Pudemos observar através do empenho do maestro João Carlos Martins, a música como uma batalha diária de superação. Foi realmente uma experiência que nos trouxe energia a mais para continuarmos fazendo música. Somos gratos pelo convite, e por todo o suporte promovido pela equipe do Orquestrando o Brasil. Foi um dia de muito aprendizado, não só no âmbito musical. Parabenizamos e agradecemos ao maestro João Carlos Martins, toda sua equipe, e todos que contribuíram para que esse encontro acontecesse”, afirmou.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta