João Carlos Martins realiza concerto no dia 1º de julho

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica Sesi-SP realizam em 1º de julho concerto presencial e gratuito no Teatro Gazeta. Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o concerto conta com a participação especial da soprano coloratura Jéssica Leão que, após interpretar diversos papéis operísticos, como a Julieta da ópera “Romeu e Julieta” de Gounod, Frasquita em “Carmen” de Bizet, Madame Herz em “O empresário” de Mozart e o papel de Rainha da Noite da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, entre outras, está de partida para  Leipzig, na Alemanha, para realizar seu mestrado.

A noite começa com Johann Sebastian Bach e a cantata Wachet auf, ruft uns die Stimme (Acorde, a voz nos chama, em tradução livre), hino luterano popular até hoje, tanto em seu original alemão como em diversas traduções.

Composta em apenas dois dias no final de 1773, quando Wolfgang Amadeus Mozart tinha apenas 17 anos, a Sinfonia nº 25, conhecida como tema da cinebiografia Amadeus, será representada por seu movimento inicial, Allegro con brio.

 O Mio Babbino Caro, considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini, composta especialmente para a voz feminina de soprano e imortalizada por Maria Callas, é a obra escolhida pelo maestro João Carlos Martins para o primeiro solo de Jessica Leão, que permanece no palco para interpretar a clássica canção italiana crossover, escrita por Francesco Sartori (música) e Lucio Quarantotto (letra), Con Te Partiro.

Após a performance de Martins ao piano em Somewhere Over The Rainbow, balada composta por Harold Arlen com letra de Yip Harburg para o filme O Mágico de Oz, que levou o Oscar de melhor canção original e se tornou uma das canções mais famosas do cinema americano, Jéssica retorna para fechar sua participação com a ária A Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica, composta por Mozart Mozart em um dos momentos mais conturbados de sua vida pessoal. Novamente ao piano, Martins brinda a plateia com Playing Love, canção de Ennio Morricone para a trilha do longa de Giuseppe Tornatore, A Lenda do Mar.

Fechando a noite, Arioso, da Cantata 156 de Johann Sebastian Bach, melodia que se tornou conhecida no Brasil na versão com letra de Flávio Venturini, batizada de Céu de Santo Amaro, e o Tema da Vitória, canção instrumental composta pelo maestro Eduardo Souto Neto, transformada em homenagem ao tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna.

Sobre Jéssica Leão

Soprano Coloratura, 30 anos, iniciou seus estudos em 2006 no Conservatório André da Silva Gomes. raduou-se em canto lírico pela Universidade Estadual Paulista. Conquistou o 1º lugar no concurso Jovens solistas da OSESP 2019 e ganhou o Grande Prêmio Eleazar de Carvalho.

Interpretou diversos papéis operísticos, como Julieta, da ópera Romeu e Julieta de Gounod, Frasquita, em Carmen de Bizet, Madame Herz, em O Empresário de Mozart, e o papel de A Rainha da Noite, da ópera de Mozart, A Flauta Mágica, , entre outras.

Recentemente foi aprovada para o mestrado em Leipzig na Alemanha e iniciará em agosto/2021

Ministério do Turismo e Fundação Bachiana

Apresentam

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP

Regência: João Carlos Martins

Solista: Jéssica Leão

Teatro Gazeta – 1º de julho, às 19h

Programa

J.S. Bach

Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140

W.A. Mozart

Sinfonia nº 25

Allegro con brio

  1. Puccini

O Mio Babbino Caro

Solista Jessica Leão

  1. Sartori

Con Te Partiro

Solista: Jessica Leão

  1. Arlen / Y. Harburg

Somewhere Over the Rainbow

João Carlos Martins ao piano

W.A. Mozart

Ária A Rainha da Noite

Solista: Jessica Leão

  1. Morricone

Playing Love

João Carlos Martins ao piano

Arioso/J.S.Bach

Céu de Santo Amaro

  1. Neto

Tema da Vitória (Ayrton Senna)

Serviço:

Teatro Gazeta

Av. Paulista, 900 – São Paulo – SP

Duração: aprox. 80 minutos

Classificação etária: Livre – Menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

O concerto contará com intérprete de libras e serviço de áudio descrição, disponível ao público.

INGRESSOS GRATUITOS

Bilheteria do Teatro: de terça-feira à domingo, das 14h até o início do último espetáculo

Pela internet: https://teatrogazeta.showare.com.br/

Ingressos para pessoas com deficiência (PCD) disponíveis na bilheteria do teatro. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

Estacionamentos conveniados (válido somente nos horários das apresentações e com selo do Teatro):

Estacionamento MultiPark – Rua São Carlos do Pinhal, 303 – Subsolo.

Hotel Transamérica Paulista – Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Bela Vista (250m do Teatro) – (11) 3016-7500.

O Teatro Gazeta segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro.

 

 

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta