Grupo de Referência do Projeto Guri de Sorocaba se apresenta no Teatro Municipal Teotônio Vilela

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os Grupos de Referência do Projeto Guri no Interior e Litoral, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura retornam aos palcos. Ao longo do mês de junho, serão 12 espetáculos em diferentes espaços e cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O Grupo de Referência de Sorocaba — Coro e Percussão exibirá o espetáculo de encerramento do 1º semestre na terça-feira, 21 de junho, às 19h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela. Para essa apresentação, o grupo regido pela musicista Márcia de Freitas e pelo educador de percussão Rogério SImizu celebrará os resultados musicais decorrentes dos primeiros ensaios presenciais em dois anos com o concerto ‘Música para Surdos’ e depois com a apresentação do Coro com ‘Canção da América’, arranjada por Patrícia Costa.

O Grupo de Referência de Sorocaba já protagonizou espetáculos cênico-musicais como ‘Calungá’ (2012), com Naná Vasconcelos, no Teatro Sérgio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera. Em 2015 realizou o musical ‘West Side Story’, no Teatro do Sesc Sorocaba. Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se aos ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, na cidade de Votorantim. Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Já em 2020 e 2021, o grupo realizou produções audiovisuais, com destaque aos vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020, e a moçambicana Lenna Bahule, em 2021.

O que são os Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri em estágio avançado de aprendizado, os Grupos de Referência são conjuntos que têm um papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto. Os GRs, como são conhecidos, oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.

Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Programa de incentivo

Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos alunos que moram mais distantes do polo. Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, Guri’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Na cidade de Sorocaba, o Projeto Guri tem o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

SERVIÇO
Grupo de Referência de Sorocaba -- Coro e Percussão
Encerramento de semestre
Data: 21/06/2022
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela
Endereço: Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, Alto da Boa Vista -- Sorocaba/SP
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa
Compartilhe.

Deixe uma resposta