Filamôrnica da UFRN apresenta ‘Saudade’

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Saudade é uma das palavras mais complexas da língua portuguesa. É com esse sentimento tão presente no momento atual, que a Filarmônica da UFRN vai exibir o concerto oficial 2021 “Saudade”, em versão digital. A transmissão é nesta quinta-feira, pelo canal Onofre Lopes Digital no Youtube, às 19h. A gravação foi feita no Papódromo, tradicional espaço em Candelária que teve a obra de revitalização concluída em abril deste ano.

O nome do concerto é uma obra de José Bragato, músico que foi professor da Escola de Música da UFRN e também tocou com o ilustre Astor Piazzolla.

“Saudade de voltar a ter público nos concertos da Filarmônica, saudade de estar com as pesoas e saudade de um ente querido que partiu. São tantas saudades nesse atual cenário”, afirmou o solista convidado e professor de violoncelo da UFRN, Fabio Presgrave.

Além da obra de Bragato, o concerto tem a instigante peça “Melodia” do argentino Astor Piazzolla, e a modernista “Fantasia”, composição de Wellington Gomes. A escolha do local para a gravação do concerto também trouxe uma perspectiva de esperança e paz para o “Concerto Saudade”. “Queremos que saudade seja um sentimento que nos leve para um mundo melhor”, ressaltou o maestro André Muniz.

Para manter a distância entre os músicos, a orquestra teve sua formação reduzida. E os concertos oficiais vêm sendo realizados no formato online. André Muniz afirma que a Filarmônica tem mantido suas atividades de levar música ao público do Rio Grande do Norte, mesmo em meio a tantas dificuldades trazidas pela pandemia do Covid-19. “Só que agora nossa sala de concerto é digital”, ressaltou.

Participação especial

Fabio Soren Presgrave é doutor pela Unicamp, bacharel e mestre pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque. Atuou como solista de orquestras como Qatar Philarmonic, Orquestra de Rosario (Argentina), Orquestra Sinfônica Brasileira, Paraná, Minas, Bahia e entre outras. Ministrou Masterclasses em instituições como Sibelius Academy (Helsinque), Royal Academy of Music (Dinamarca), Conservatorio de Oviedo (Espanha), Conservatorio de Frosinone (Italia), Inlerlochen Center for the Arts (EUA) e as Escolas Superiores de Essen e Muenster (Alemanha). Em 2020, apresentou-se em mais de vinte instituições da área da saúde. Atualmente é vice-diretor da Escola de Música da UFRN e professor colaborador dos programas de pós-graduação em música da USP e UFRJ.

Serviço:

Concerto oficial “Saudade”, Filarmônica da UFRN. Quinta, às 19h, no canal do Youtube do Onofre Lopes Digital (link: rebrand.ly/ofufrn)

Fonte: Tribuna do Norte

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta