Fatec Tatuí grava apresentação virtual de orquestra sinfônica

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Uma orquestra com mais de 40 músicos executando a mesma sinfonia, mas cada um em um lugar diferente em perfeito equilíbrio, pode parecer uma tarefa impossível. Mas com ajuda da tecnologia, cerca de 20 estudantes e professores do curso de Produção Fonográfica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec)

Tatuí, localizada na Região de Sorocaba, aceitaram o desafio. Como parte da disciplina de técnicas de gravação, eles colocaram seus conhecimentos a serviço da música erudita e participaram da gravação da apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, lançada na semana passada pelo Facebook.

Para alcançar o resultado final, violinos, clarinetes, violoncelos, flautas, oboés e outros instrumentos foram executados separadamente. Algumas das participações foram gravadas no estúdio da Fatec, mas por conta da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a maioria dos músicos precisou gravar vídeos tocando seus instrumentos em casa.

“Nossa maior preocupação na hora de gravar, além da perfeição na execução, sem erros, é com a qualidade da gravação”, explica o gerente artístico do Conservatório de Tatuí, Renato Bandel. “Eles sabem muito bem como captar o som de uma flauta ou de um violino. Foi uma experiência proveitosa para todas as partes.”

Sob a supervisão do coordenador do curso de Produção Fonográfica, José Pires Júnior, os estudantes ficaram encarregados do recebimento e revisão dos vídeos gravados pelos músicos, edição de áudio, mixagem e masterização, entre outras tarefas. “Os alunos têm os nomes creditados em uma gravação pública de grande importância. É a formação curricular acontecendo durante o curso”, avalia Pires.

O resultado da performance e produção técnica surpreendeu a todos, segundo Bandel. “Para quem trabalha com áudio, é emocionante ver o registro da gravação em vídeo também”, afirma.

Assista aqui  à apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Fonte: ABC do ABC

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta