Engenho dos Erasmos promove concerto com o tenor Jean William

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Mi Tierra é o título do concerto que o tenor Jean William fará neste sábado, dia 9, às 16 horas, no Museu do Café, em Santos (SP), num evento promovido pelo Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP. O repertório do concerto inclui típicos ritmos latino-americanos, como bolero, tango, rumba e salsa, além de canções tradicionais da cultura negra latino-americana.

“Eu chamo a primeira parte da apresentação de ‘canto sagrado’: ela conta com um inserto da Misa Criolla, do compositor argentino Ariel Ramírez, além de outras canções”, afirma Jean William, em entrevista à repórter Mariana Carneiro, do Jornal da USP. “Na segunda parte, eu busco fazer uma ponte com o passado, expor sua influência nos dias de hoje. Os povos indígenas e africanos, por exemplo, consolidaram vários dos estilos musicais atuais”, acrescenta o tenor. A entrada para o concerto é grátis, mas é preciso comprovar imunização contra a covid-19.

William lembra que já esteve em Santos em outras ocasiões. “Eu sempre estive presente no Engenho dos Erasmos e na própria USP com minhas apresentações”, diz, fazendo questão de agradecer à professora Beatriz Pacheco Jordão, do Instituto de Biociências da USP, ex-diretora do monumento. “Ela teve a visão arrojada de abrir as portas da Universidade para a música, apoiando a classe artística e ajudando a democratizar o acesso à cultura.”

Jean William nasceu em Sertãozinho (SP) e foi criado pelos avós na cidade de Barrinha, cidade próxima a Ribeirão Preto, no interior paulista. Ele começou a cantar nas missas da igreja local, acompanhado pelo avô, que tocava instrumento de cordas.

Na adolescência, Jean William foi vocalista de uma banda de rock, e a participação em um concurso de música lhe rendeu uma bolsa de estudos de canto. “Eu queria cantar rock, mas minha professora ensinava canto lírico, então eu disse que sabia imitar o Pavarotti”, lembra o tenor. Surpresa com o potencial de sua voz, a professora o ajudou a aprimorar sua técnica vocal, e nesse processo William se encantou pela música erudita.

Após alguns meses de estudo, o jovem fez sua primeira apresentação em um simpósio de educação. Na ocasião, cantou Con Te Partirò, famosa na voz do tenor italiano Andrea Bocelli. “Entre os professores na plateia, estava uma que se chama Júlia. Ela achou que eu deveria cursar canto lírico na USP, e decidiu investir na minha educação”, explica o músico. Com o apoio, William conta que passou a estudar 16 horas por dia para a Prova de Habilidades Específicas, necessária para ingressar em cursos de artes, e para o vestibular. “Passei em Música na USP em Ribeirão Preto, e estudei na então chamada Escola de Comunicações e Artes de Ribeirão Preto.” Atualmente, o curso faz parte do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Situado em Santos, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Datado de 1534, constitui o mais antigo testemunho da colonização portuguesa no Brasil. Foi doado à USP em 1958 e desde 2004 é sede de programas educativos e culturais voltados para a comunidade em geral.

O concerto Mi Tierra, do tenor Jean William, promovido pelo Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP será realizado neste sábado, dia 9, às 16 horas, no Museu do Café (rua XV de Novembro, 95, centro, Santos). Entrada grátis. É preciso apresentar carteira de imunização contra a covid-19. Mais informações pelo telefone (13) 3213-1750.

Fonte: Jornal da USP

Compartilhe.

Deixe uma resposta