Cultura leva a música nas escolas através do projeto “Concertos Didáticos”

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A retomada do projeto “Concertos Didáticos” foi marcada por aprendizados através da música, levando os alunos da primeira instituição de ensino contemplada para uma viagem nos períodos barroco, clássico, romântico e contemporâneo.

Quatro músicos da Orquestra Municipal de Sopros estiveram na manhã desta segunda-feira (12), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona, em Caxias do Sul – RS,  apresentando para os alunos a importância social de uma banda sinfônica, focando em demonstrações dos três principais elementos da música: Melodia, Harmonia e Ritmo a partir da performance dos quatro naipes de uma orquestra (madeiras, metais, percussão e cordas).

A apresentação foi comandada por Luiz Carlos Zeni Jr. (Madeiras), Roberto Scopel (metais), André Luiz Henz (cordas) e Amauri Maciel (Bateria e Percussão). O quarteto apresentou cada uma das quatro famílias de instrumentos, por meio de explicações e demonstrações.

O projeto “Concertos Didáticos” chega para mostrar a importância da música na vida escolar estimulando o bom convívio social. Na escola Santa Corona, os alunos se mostraram bastante interessados fazendo perguntas, buscando conhecer mais sobre os instrumentos. Houve uma apresentação didática e musical sobre música popular, jazz, temáticas de filmes infantil, na qual o público interagiu com os músicos.

“É importante porque os alunos não têm essa dinâmica de sair da escola e buscar esse estilo de música. Então, o concerto didático vem pra escola e é perfeito porque os alunos tem um ambiente novo para visualizar tendo a oportunidade de conhecer instrumentos novos. A ação enriquece a comunidade, os alunos ficam felizes e nós também, ressalta Michel Molossi, diretor da escola Santa Corona.

No dia 12 de outubro, às 11h, vai acontecer uma edição do projeto “Concertos Didáticos”, com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, no palco da 38ª Feira do Livro.

Fonte: Secom Caxias do Sul

Compartilhe.

Deixe uma resposta