Coral Municipal de Taubaté realizará concerto de estreia no dia 29 de junho

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No próximo dia 29 de junho de 2022, às 20h, acontecerá no Teatro Metrópole, o concerto de estreia do Coral Municipal de Taubaté. A cidade, que tem quase 400 anos de existência, e uma história musical repleta de filhos ilustres, não possuía até agora um corpo artístico vocal oficial do município.

Em 2020 foi criado o Sistema de Corais do Município de Taubaté, projeto proposto pela professora Mere Oliveira e implantado pela então Secretaria de Turismo e Cultura.

Em 2021 o projeto ganhou duas frentes, uma na Educação, que implantou a oficina de canto coral no Programa integral de ensino da rede municipal em setembro de 2021, e que hoje atende a quase 6.000 alunos, e a Cultura, por sua vez, realizou a seleção de cantores para o Coral Municipal de Taubaté, formado por cantores em formação ou já formados, que se inscreveram no edital público. 20 cantores foram aprovados e passaram a integrar esse primeiro elenco do agora oficial Coral Municipal de Taubaté.

O Canto Coral amplia as referências culturais e educacionais de uma população, desenvolvendo potenciais inatos do indivíduo, bem como a expressividade, a sensibilidade, a capacidade de observação, o trabalho em equipe, a disciplina, a propiocepção, além da técnica vocal aplicada ao canto em conjunto, solfejo e outras correlações obrigatórias na performance musical.

A cidade possui outros coros, como o da Escola Fêgo Camargo, Vox cordis e o Coral da Acvap, e o propósito do Sistema de Corais, é fortalecer o Canto Coral na cidade e região.

O Coral Municipal de Taubaté é composto por 20 cantores voluntários, distribuidos em 4 naipes, a saber: sopranos, contraltos, tenores e baixos. Sob direção da mezzo-soprano, professora de canto e ativista cultural Mere Oliveira, e acompanhados pelo pianista Miguel Ticona, o Coral iniciou as atividades em fevereiro desse ano, e no seu concerto de estréia apresentará a Missa Festiva de John Leavitt, a canção brasileira “Sina de Cantador” de E. Villani-Cortes e o samba “Dia lindo” de Celso Viáfora, além de contar com a participação de solistas do Coral, em dois duetos das óperas La Clemenza di Tito e Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart, e um solo: “Le Spectre de la rose” de H. Berlioz, contando ainda com a participação especial do percussionista Archanjo dos Santos.

A realização é da Prefeitura Municipal de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do município.

A entrada é franca, e os convites podem ser reservados pelo link https://forms.gle/duxLK5oufLcP55xZA

Compartilhe.

Deixe uma resposta