Concerto de Páscoa on-line une música e poemas de Fernando Pessoa para arrecadar alimentos no RJ

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Transmissão será pelas redes sociais no domingo (12), às 17h. Quem assistir estará automaticamente contribuindo com uma refeição que será distribuída a famílias carentes.

O combate ao coronavírus já estimulou diversas ações de solidariedade e união pelo país. E na Páscoa não poderia ser diferente.

No Rio de Janeiro, uma produtora cultural em parceria com a ONG Ação da Cidadania organizou um Concerto de Páscoa on-line, com músicas inéditas e poemas de Fernando Pessoa, para arrecadar alimentos que serão doados a famílias carentes durante a pandemia.

A transmissão é ao vivo, pelas redes sociais, e acontecerá no domingo (12), às 17h (veja abaixo como acessar).

Para participar é fácil. Quem entrar para assistir ao concerto nas redes sociais da produtora estará automaticamente contribuindo com uma refeição para a Ação da Cidadania. A pessoa também será convidada a participar de outra forma, doando qualquer valor, que igualmente será revertido em alimento para quem vive em áreas carentes.

“É importante unir nossos esforços nessa rede de solidariedade e de apoio, de suporte. E a forma que a gente encontrou foi essa”, explica Carlos Netto, da Inspirartes Produções Culturais e idealizador do projeto.

A ajuda será enviada a famílias de comunidades e favelas, que fazem parte dos programas de doação da ONG.

“Entrou na live já recebe um ato de carinho, que é a arte e a música. E independente de mais nada já se transforma em uma refeição para quem precisa. Cada R$ 1 vira uma refeição. Então, R$ 30 são 30 refeições e assim por diante”, diz Carlos Netto.

À frente da ONG, Daniel de Souza, filho do sociólogo Betinho, conta que sem a participação de artistas e de todas as manifestações culturais, a Ação da Cidadania não teria se tornado um movimento nacional de solidariedade e cidadania.

“Estamos, de novo, nesse momento aonde será necessária a participação de todos na luta contra a pandemia. E a cultura tem essa capacidade de convocar toda a sociedade para participar. As artes criam as pontes de participação e derrubam qualquer barreira. Ela [a arte]não nos move pela cabeça, mas pelo coração”, fala Daniel.

O concerto contará com a participação dos artistas Tibor Fittel (piano) e Camila Marliere (voz), que além da parceria musical, também são casados.

“Fernando Pessoa fala à alma, vai nas entranhas e é um profundo conhecedor do espírito humano como nenhum outro poeta que eu conheço. Acho que ele é perfeito para falar desse momento de Páscoa, em que muitos pais e filhos não vão poder estar reunidos, mas estarão reconsiderando seus valores”, diz Tibor.

“As poesias do Pessoa me encantam também. Todas as vezes que nos apresentamos juntos, Tibor vem com esse desejo de musicar mais poemas. E vez ou outra a gente abre algum livro dele e fica procurando”, lembra Camila.

Acesse para ajudar

https://www.facebook.com/inspirartescultural/

https://www.instagram.com/inspirartescultural/

Quem são os artistas

Tibor Fittel é pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Carioca formado em música pela UFRJ, já tocou com nomes como Elba Ramalho, Lenny Andrade, Robertinho de Recife, Carlos Lira, Zelia Duncan entre outros. Assina trilhas para espetáculos de teatro e circo, além de participar de gravações de trilhas para novelas da Globo.

Camila Marliere é mineira de Cataguases, radicada no Rio há quase duas décadas. Formada em piano e canto pela UFRJ, atua em diferentes vertentes musicais como pianista, regente de coral e cantora.

Ação da Cidadania

Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, a Ação da Cidadania formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. A ONG atua por meio de comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.

Fonte: G1

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta