Camerata Jovem Santista apresenta aula-concerto com maestro Cláudio Cruz

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Neste domingo (28), a Camerata Jovem Santista dá sequência à série ‘Discípulos e Mestres’ e realizará aula-concerto com a participação do maestro Cláudio Cruz no Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A programação é dividida em duas partes: masterclass, às 14h, e apresentação gratuita aberta ao público, a partir das 18h.

Na exibição, o maestro convidado atuará como regente e o repertório será composto por ‘Adágio para cordas’, de Alberto Nepomuceno; ‘Bachianas Brasileiras nº4 – Prelúdio’, de Heitor Villa Lobos, e ‘Concerto para 2 violinos em Lá Menor – RV 522’, de Antonio Vivaldi. Para assistir, não é necessária a retirada antecipada de convite.

A Camerata Jovem Santista é um grupo de formação que conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e tem direção do professor Rômulo Moreira. A produção da série ‘Discípulos e Mestres’ é de Mônica Peres.

O professor Cláudio Cruz iniciou seus estudos no violino ainda na infância, sob a tutela do pai, o luthier (especialista em instrumentos) João Cruz. Posteriormente, sob orientação de Erich Lehninger e Maria Vischnia, no aprimoramento técnico do instrumento, e de George Olivier Toni, em teoria musical e regência, consolidou-se como um dos grandes músicos de sua geração.

Destacam-se suas atuações como maestro titular da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e das orquestras sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Cruz foi honrado em premiações como o Latin Grammy, Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e nomeado ao Grammy Awards de 2012.

Foi spalla (primeiro-violino) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) durante 24 anos. Atualmente, é spalla do Quarteto Carlos Gomes, regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, além de atuar como solista e maestro convidado de importantes orquestras do Brasil, Europa, Ásia e Estados Unidos.

Fonte: Secom Santos

Compartilhe.

Deixe uma resposta