Banda Sinfônica da Ospa abre temporada nesta terça em Porto Alegre/RS

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Formada por estudantes de instrumentos de sopro e percussão, a Banda Sinfônica da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) – Conservatório Pablo Komlós dá início à sua temporada 2019 com uma apresentação gratuita nesta terça-feira, às 19h, na Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (avenida Borges de Medeiros, 1501). O tubista da orquestra Whilton Matos assume a batuta e estará à frente da Banda na função de regente.

A peça de John Willians, “Schindler’s List Theme Song”, com arranjo de James Curnow, contará com o performance solo de Emerson Kretschmer (violino). O repertório selecionado trará também composições de Percy Grainger, Satoshi Yagisawa, Richard Strauss, Edmundo Villani – Côrtes e Nenéu Liberalquino.

Matos, nascido em Belém do Pará, mora em Porto Alegre desde 2006, quando conquistou o segundo lugar no concurso da Ospa. Atualmente é tubista solista na orquestra e professor do Conservatório Pablo Komlós. Ele integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará estudou no Conservatório Carlos Gomes e na Universidade Estadual do Pará. Foi tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band e professor de tuba e eufônio no Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em primeiro lugar para a vaga de tuba.

Kretschmer estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com Hella Frank e Marcello Guerchfeld; teve aulas com o violinista Fernando Hasaj em Montevidéu e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em orquestras, como a Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de trilhas dos filmes “Concerto Campestre” e “Sal de Prata”. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, ganhou o concurso para spalla da Ospa.

Fonte: O Povo

Compartilhe.

Deixe uma resposta