Atividades em Santos celebram o centenário do gênio Gilberto Mendes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Neste ano marcado por emblemáticas datas da história do Brasil, como os 200 anos da Independência e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a vida e a obra do maestro santista Gilberto Mendes serão tema de programação especial e gratuita em vários palcos da Cidade.

A partir do dia 7 de outubro, uma série de atrações musicais, cinematográficas e literárias vai celebrar o centenário de nascimento deste gênio da música nacional e internacional. A programação será marcada pelo ecletismo e reunirá grandes nomes do cenário musical, sendo que diversos deles tiveram suas carreiras inspiradas nas obras do maestro.

A iniciativa partiu de reunião entre o prefeito Rogério Santos, o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, e o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal, Luís Gustavo Petri com a viúva de Mendes, Eliane Ghigonetto. A partir daí, foi criada uma comissão de artistas e amigos do maestro para dar forma às comemorações.

O evento contará com apresentações dos pianistas José Eduardo Martins (na foto com Mendes), André Mehmari, Antônio Eduardo e Rubens Ricciardi, além da participação de outros grandes nomes da música como Arrigo Barnabé, Livio Tragtenberg, Júlio Medaglia, Luís Gustavo Petri e Márcio Barreto.

A literatura e o cinema, outras duas paixões do maestro Gilberto Mendes, também terão destaque na programação. O lado da ‘sétima arte’ trará as exibições de filmes que narram a trajetória de Mendes e de obras que ele apreciava.

Nas atrações da semana ligadas à literatura, um dos destaques será o lançamento do livro ‘Gilberto Mendes, notas bibliográficas’, do poeta Flávio Viegas Amoreira. Na ocasião, será promovido um bate-papo com a participação de Manuel da Costa Pinto, José Eduardo Marins e José Tahan.

Outro lançamento do evento será o livro ‘Poéticas do Agora’, com organização de Márcio Barreto, reunindo artigos sobre Gilberto Mendes e o Festival Música Nova.

Também farão parte das celebrações um workshop comandado pela professora Heloísa Valente e o lançamento de um CD com a remasterização do LP de 1971 do Madrigal Ars Viva, produzido por Luiz Celso Rizzo e pelo maestro Roberto Martins.

No dia 13 de outubro, data em que se comemoram os 100 anos de nascimento de Gilberto Mendes, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob regência de Luís Gustavo Petri, fará um concerto especial, que contará com a participação do Coral Municipal, regido por Nailse Machado.

As atividades são realizadas pela Secretaria de Cultura (Secult) de Santos e fazem parte do Calendário Oficial do Município.

O maestro

Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasceu em Santos no dia 13 de outubro de 1922, falecendo também na Cidade em 1º de janeiro de 2016. Foi compositor, professor universitário e autor de livros e artigos sobre música, um dos principais nomes da música contemporânea brasileira de vanguarda, além de pioneiro em música aleatória e música concreta no Brasil e signatário do Manifesto Música Nova de 1963.

Sua obra mais famosa é certamente o Moteto em Ré Menor (1967), mais conhecido como Beba Coca-Cola, para vozes corais e poema de Décio Pignatari. Nela, explicita a sua diversidade do material sonoro e pelo emprego do humor e da crítica social, mantendo e ampliando as características inovadoras e de ruptura que também marcaram os modernistas da Semana de Arte de 22.

Compartilhe.

Deixe uma resposta