João Carlos Martins se apresenta com a GRU Sinfônica, nova orquestra de Guarulhos/SP, nos 459 anos da cidade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Mais de 10 mil pessoas participaram do evento no Bosque Maia

O concerto de estreia da Gru Sinfônica, sob a regência especial do maestro João Carlos Martins, marcou a celebração dos 16 anos da Orquestra Jovem e dos 459 anos da cidade de Guarulhos/SP, no domingo (8). O Bosque Maia foi o palco da festa especial preparada pela Prefeitura de Guarulhos para os munícipes.

O maestro João Carlos Martins regeu os 120 músicos da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem de Guarulhos e depois se apresentou ao piano acompanhado da Orquestra, sob regência de Emiliano Patarra. No programa Jesus Alegria dos Homens, de Bach, Sinfônia nr. 5, de Beethoven, Intermezzo, de Mascagni, entre outras peças que emocionaram o público presente.

A Gru Sinfônica, nova orquestra da cidade, tem como patrono o maestro João Carlos Martins, e foi criada pensando na unificação da cultura e educação. Emocionado, o prefeito Guti explicou que a Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música.

 “Nós vamos atender mais de 5 mil alunos com aulas de iniciação musical nas escolas da rede municipal, um avanço na aprendizagem das crianças no qual a música é essencial para que elas atinjam um patamar cognitivo muito maior”, vibrou o prefeito, encantado ao ver todos os 120 músicos da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem no palco, um recorde para a cidade. “Certamente estamos fazendo história ao colocar os músicos recém-chegados diante desse ousado projeto de formação musical dos alunos das escolas municipais”.

“Os benefícios da aprendizagem de música são incontáveis, pois além de melhorar as habilidades cognitivas, ajuda na atenção, interação e socialização das crianças. Esse projeto de formação musical vai impactar positivamente a educação no município, uma ação de grande importância para alavancar a qualidade do que é ensinado nas escolas”, completou o secretário de Educação, Paulo César Matheus da Silva.

O maestro João Carlos Martins ressaltou a importância da cidade de Guarulhos no estado e enfatizou: “Em seu aniversário de 459 anos, a cidade ganha uma orquestra à altura da qualidade de seu maestro e de seus gestores. Estou muito honrado por poder dar o pontapé inicial dessa iniciativa”, vibrou Martins. Sobre a iniciativa de unir música e educação, ele citou a excursão que o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos fez em 1931 por 101 cidades brasileiras. “Villa-Lobos tinha esse sonho, ele dizia que não era o público inculto que iria julgar as artes, mas sim as artes que mostram a cultura de um povo”.

Emiliano Patarra, diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e regente da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem, enfatizou o pioneirismo da cidade com o projeto Música nas Escolas. “São poucos os projetos de ensino musical como o de Guarulhos. Nossa vantagem em relação às demais cidades é o fato de haver um Conservatório no município, que está prestes a comemorar 60 anos, uma instituição que vai acolher os alunos que desejarem dar continuidade ao aprendizado de música em nível profissional”. Patarra também celebrou a abertura de novo espaço para a música sinfônica numa perspectiva que vai na contra mão de cidades cujas atividades de orquestras e conjuntos musicais foram encerradas.

O secretário de Cultura Vitor Souza destacou a importância da nova orquestra no cenário cultural do país: “A Gru Sinfônica destaca a cidade de Guarulhos em meio à programação musical de todo o país. A vocação dessa nova orquestra, que já nasceu grandiosa, é a de figurar em meio ao que há de melhor dentro da agenda na música clássica”.

Durante o evento, a Prefeitura de Guarulhos também lançou a temporada 2020 da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem, um programa com mais de 50 concertos, uma média de uma apresentação por semana, que vão acontecer em todas as regiões do município. Além do projeto Música nas Escolas e do programa Orquestra, a Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem estão envolvidas em diversos eventos relevantes de música clássica do país. No mês de março, por exemplo, a Orquestra Jovem se apresenta na cidade de Trancoso, na Bahia. Participante da edição de comemoração dos 50 anos do Festival de Inverno de Campos de Jordão, ela já está convidada para participar em 2020. E a Gru Sinfônica recebeu o convite para ser residente ao longo de todo o Festival de Campos de Jordão.

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta