Orquestra Contemporânea Brasileira, de Fortaleza/CE, inicia série de concertos didáticos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No último dia 24 de abril, a Orquestra Contemporânea Brasileira iniciou sua série de concertos didáticos no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza/CE. As apresentações são gratuitas e direcionadas sobretudo a crianças e jovens alunos de escolas públicas, que passam a conhecer os instrumentos que compõem a orquestra e a sua função no grupo. Além disso, o público infantojuvenil tem a oportunidade de apreciar músicas que marcaram o repertório orquestral e também descobrem como maestro e músicos precisam atuar para que a orquestra funcione perfeitamente.

Os primeiros passos da Orquestra Contemporânea Brasileira foram dados em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A agenda de 2019 prevê uma série de apresentações da formação sinfônica, como também da camerata, que inclui a participação de 14 a 45 anos, conforme o repertório.

No início deste ano foi aberto um edital de seleção de jovens bolsistas, que recebem formação musical na orquestra e realizam ensaios e concertos ao lado dos profissionais que compõem a OCB. O programa de educação musical inclui ainda núcleos de formação de orquestras infantojuvenis no Ceará, a exemplo de Fortaleza, São Gonçalo e Pindoretama. O projeto tem direção artística de Arley França, que também é regente da orquestra e é patrocinada pela Energia de Portugal (EDP), que apoia sobretudo o projeto de São Gonçalo, onde são atendidas cerca de 160 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Ceará.

Compartilhe.

Deixe uma resposta