De Bach a Beatles: Sesi-SP e João Carlos Martins fazem live de celebração

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Desde 1975, celebra-se em 1º de outubro o Dia Internacional da Música. Instituído pelo International Music Council, organização não governamental fundada em 1948 com o apoio da UNESCO e sediada em Paris capital francesa, pretende promover através da música a paz e amizade entre pessoas de diferentes nacionalidades, incentivando o intercâmbio cultural.

O SESI antecipa a comemoração com o concerto/live A História da Música, realizada nesta segunda-feira (28), às 20h30, transmitido direto do Teatro do SESI em suas redes socias, para o qual o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP prepararam um repertório que passeia por clássicos eruditos e populares. O evento online também celebrará os 80 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Michael Praetorius (1571–1621), um dos compositores alemães mais versáteis de sua época, desenvolvendo suas composições com base nos hinos protestantes, e sua dança renascentista Bransle de la Torche, dão início ao concerto.

Presença obrigatória nos concertos de Martins, Johann Sebastian Bach será homenageado em duas de suas composições: a Ária da 4ª corda, uma adaptação para violino e piano do segundo movimento da Suíte nº 3 para orquestra, escrita entre 1717 e 1723 para o Príncipe Leopoldo, e Badinerie, parte da Suíte Orquestral nº 2, composta entre os anos 1738 e 1739, que tornou-se uma peça de exibição para flautistas solo por causa de seu ritmo rápido e dificuldade.

Dando sequência, chegamos ao compositor e violoncelista italiano da era clássica Luigi Rodolfo Boccherini (1743–1805) em uma de suas obras mais conhecidas, o Minueto de seu Quinteto de Cordas em Mi , Op. 11, Nº 5, e ao compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897), com a  Dança Húngara nº 1, parte do conjunto de 21 músicas de dança baseadas principalmente em temas húngaros, concluído em 1869.

Considerado o maior expoente da música erudita no Brasil, o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) tem suas peças executadas nos mais prestigiados teatros europeus e americanos. Inspirador do projeto de João Carlos Martins, Orquestrando o Brasil, que pretende conectar músicos e orquestras espalhadas pelo país, estará presente no repertório, com a Melodia Sentimental, parte integrante da obra A Floresta do Amazonas. Composta nos anos 1950 para o filme Green Mansions de Mel Ferrer, com poema de Dora Vasconcellos (1910- 1973), e também parte da trilha sonora do filme Deus É Brasileiro, de Cacá Diegues, na voz de Djavan, considerada uma das mais belas do filme, ganha no concerto versão na voz da soprano Anna Beatriz Gomes.

A música italiana será representada por Parla Piu Piano, tema de O Poderoso Chefão, composto pelo mago das trilhas, Nino Rota (1911-1979), na voz do tenor Jean William.

João Carlos Martins assume o piano nas duas próximas músicas desta live especial em homenagem ao Dia Internacional da Música, com dois dos nomes mais populares do pop mundial do século 20: o hino composto por Paul McCartney para The Beatles, Yesterday, e Love of my Life, composição de Freddie Mercury para sua banda Queen. A festa continua com Your Song, de Elton John e Bernie Taupin, lançada no álbum Elton John em 1967 e o primeiro single do cantor a alcançar o topo das paradas mundiais de sucesso, com o pianista da Bachiana José Antonio Almeida e o tenor Jean William.

Encerrando a homenagem à música, o pai do samba paulista, João Rubinato, ou, como é conhecido, Adoniran Barbosa (1910–1982), com o Trem das Onze, que nos concertos presenciais conta sempre com om coro especial: a plateia!

A HISTÓRIA DA MÚSICA
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP
28 de setembro, 20h
Transmissão pelo Facebook e YouTube: Sesi São Paulo

Programa

Bransle de la Torche
Michael Praetorius (1571–1621)

Aria 4ª corda
Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Badinerie
Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Minueto
Luigi Rodolfo Boccherini (1743–1805)

Dança Húngara nº 1
Johannes Brahms (1833-1897)

Melodia Sentimental
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Solista: Anna Beatriz Gomes (soprano)

Parla Piu Piano
Nino Rota (1911-1979)
Solista: Jean William (tenor)

Yesterday
Paul McCartney
João Carlos Martins ao piano

Love of my life
Freddie Mercury
João Carlos Martins ao piano

Your Song
Elton John e Bernie Taupin
Solistas: José Antônio Almeida (piano) e Jean William (tenor)

Trem das onze
Adoniran Barbosa

SERVIÇO
A história da música
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Dia 28/9, segunda-feira, 20h30
Compartilhe.

Deixe uma resposta