Bachiana Filarmônica SESI-SP abre Natal da Esperança da Fundaj

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Convidados especiais, clássicos e uma das maiores orquestras do Brasil. Na estreia da programação do Natal da Esperança, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promoveu um concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, neste domingo (13), com transmissão em seu canal no YouTube.

Conhecida internacionalmente, sob regência do maestro João Carlos Martins, o paulistano trouxe em seu programa peças do erudito ao popular, de Brahms ao aniversariante do dia, Luiz Gonzaga, que celebraria 108 anos. As atrações seguem até a terça-feira (15).

“É uma alegria abrir mais cedo o Natal, em um ano tão desafiador. A esperança é algo estratégico e necessário para animar o ser humano e a música é uma forma de falar com Deus, como nos ensina João Carlos, esse ser de luz e de mãos tão iluminadas”, declarou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. O bate-papo entre o presidente e o maestro precedeu o concerto e rendeu interpretações de João Carlos Martins ao piano. Em um dos momentos, interpretou “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, ao lado da violinista Cíntia Nunes. Na conversa, falaram sobre religiosidade, arte, amor e da admiração mútua.

Coube à Marcha Turca, de Beethoven, introduzir o novo cenário na transmissão. Seguida pela Dança Húngara nº 1, declarada por João Carlos Martins como a sua favorita entre as composições de Brahms. Os amantes dos romances cinematográficos foram contemplados com variações das composições de Paganini e Rachmaninoff para Em Algum Lugar do Passado (1980), de Jeannot Szwarc.

O concerto, direto de São Paulo, recebeu o tenor Jean William para releitura da ópera Nessun Dorma, do italiano Giacomo Puccini — compositor da aclamada Madama Butterfly.

Às vésperas de viajar para a Alemanha, onde dará continuidade aos estudos de canto lírico, a soprano Ana Beatriz Gomes fez duas participações. A primeira, ao vivo, em Ellens dritter Gesang, a famosa Ave Maria, do austríaco Franz Schubert.

Mais tarde, ela dá voz à composição e outro austríaco: Mozart e sua ária A Rainha da Noite, integrante da ópera A Flauta Mágica. “Esse concerto de natal é um início dessa parceria fantástica, da importante Fundação Joaquim Nabuco, de importância nacional. E para a Fundação Bachiana, que há 15 anos desenvolve um importante trabalho de democratização da música clássica”, declarou o maestro.

Ao longo de todo o programa, João Carlos Martins garantiu ao público uma aula, com diversos comentários a respeito das peças interpretadas. Em uma sequência emocionante, a Bachiana garantiu duas grandes homenagens, em um encontro intercalado de Mourão, do compositor carioca Guerra-Peixe, e Asa Branca, do saudoso rei do baião, Luiz Gonzaga.

Encerrando o espetáculo, a filarmônica recebeu, em sua última participação antes da mudança a trabalho para O exterior, a soprano Carmen Monarcha. Em clima natalino, o espetáculo encerrou com interpretação de Noite Feliz.

Toda a transmissão, deste domingo (13), continuará disponível no canal da Fundaj, no YouTube. O Natal da Esperança segue até a terça-feira (15).

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe.

Deixe uma resposta